Saúde

Caraguá promove campanha de combate à tuberculose

Exame de escarro será realizado nas Unidades Básicas de Saúde até o dia 23 de março

Da Redação
Publicado em 08/03/2018, às 12h16 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h33

FacebookTwitterWhatsApp
Hospitais do Guarujá ficam com lentidão no atendimento de pacientes Ação tem parceria com o Centro Universitário Módulo, que enviará estudantes de enfermagem para auxílio nos atendimentos - Reprodução/Internet
Hospitais do Guarujá ficam com lentidão no atendimento de pacientes Ação tem parceria com o Centro Universitário Módulo, que enviará estudantes de enfermagem para auxílio nos atendimentos - Reprodução/Internet

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba promove a campanha de combate à tuberculose do dia 5 ao dia 23 de março. A campanha é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e tem como objetivo constatar precocemente a tuberculose pelo exame de escarro. 

Além disso, a partir do dia 12 de março, haverá uma tenda em frente ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), com profissionais orientando a realização do exame de escarro e dando informações sobre a tuberculose. A ação tem parceria com o Centro Universitário Módulo, que enviará estudantes de enfermagem para o auxílio nestes atendimentos. O serviço será realizado das 8 às 17 horas.

O resultado do exame de escarro leva apenas 48 horas para ficar pronto e se a doença for diagnosticada, o paciente iniciará um tratamento gratuito na UBS mais próxima de sua casa, com duração de seis meses sem interrupções e sem exigência de isolamento. Os remédios prescritos são ingeridos em dosagem única, diariamente. 

De acordo com a coordenadora da campanha, enfermeira Maria Célia Marinho, a transmissão da tuberculose ocorre pelo contato direto dos bacilos (bactérias em forma de bastonete) eliminados pela pessoa infectada via espirro, tosse ou fala, sem proteger a boca, com uma pessoa sadia. “Geralmente os principais sinais são tosse acompanhada do escarro. A pessoa infectada pode também apresentar febre baixa, suor, falta de apetite, fraqueza, dor no tórax e até escarro com sangue, dependendo do estágio da doença”, afirmou.

A partir do dia 19 de março, as unidades intensificarão o trabalho, com palestras e coleta de exames. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!