CHUVA E RESSACA

Caraguá: prefeitura intensifica monitoramento em áreas de risco

Nova intervenção deve ser feita na Lagoa Azul, no bairro Capricórnio

Estela Craveiro
Publicado em 29/10/2018, às 12h44 - Atualizado em 24/08/2020, às 04h13

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeitura trabalha na prevenção contra alagamentos - Cláudio Gomes/PMC
Prefeitura trabalha na prevenção contra alagamentos - Cláudio Gomes/PMC

A prefeitura de Caraguatatuba intensificou o monitoramento das áreas de risco da cidade, devido ao grande volume de chuvas nos últimos dias e à possibilidade de ressaca na região.

A praia da Tabatinga, no norte da cidade, é a área que vem registrando o maior volume de águas pluviais, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) já enviou uma solicitação à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), a fim de obter autorização para nova intervenção na lagoa Azul, no bairro Capricórnio, também na região norte.

Com a maré alta e as chuvas intensas, o nível da lagoa sobe, causando alagamento em toda a região. O trabalho da Sesep é de romper a barreira de areia entre a lagoa e o mar, para que o excesso de água extravase, evitando assim alagamentos.

Com o mesmo objetivo, desde o início da semana, a Sesep também trabalha no desassoreamento do rio Tabatinga. Os trabalhos devem prosseguir por mais dez dias, até que as margens do córrego estejam limpas e a drenagem esteja normalizada.

Outro trabalho realizado diariamente pela Sesep é o de limpeza de galerias de águas pluviais, com o objetivo de aumentar a drenagem, evitando enchentes.

Tanto a Defesa Civil quanto as secretarias que fazem parte do Plano Preventivo de Defesa Civil-PPDC estão atentos, acompanhando a situação no município.

Em caso de emergência, os munícipes devem acionar a a Defesa Civil telefonando para o número 199. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!