Desalojados

Caraguá mobiliza equipes para socorrer moradores da região Sul

Até o momento, 13 pessoas estão alojadas no Centro Esportivo devido aos estragos da chuva

Da Redação
Publicado em 15/02/2018, às 08h17 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h27

FacebookTwitterWhatsApp
Alagamentos foram causados pelas chuvas intensas e a maré alta que chegou a um pico de 1,2 metros na quarta-feira - Divulgação/PMI
Alagamentos foram causados pelas chuvas intensas e a maré alta que chegou a um pico de 1,2 metros na quarta-feira - Divulgação/PMI

A prefeitura de Caraguatatuba informou que, desde a tarde de quarta-feira, 14, trabalha na limpeza e desobstrução de vias nos bairros atingidos pelas chuvas intensas dos últimos dias. Há relatos de alagamentos no Indaiá, Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo e Morro do Algodão.

Segundo a Defesa Civil, o acumulado de 48 horas chegou a 63 milímetros e a cidade está em estado de observação, de acordo com o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), em vigor desde 1º de dezembro de 2017. Os alagamentos foram causados pelas chuvas intensas e a maré alta que chegou a um pico de 1,2 metros ontem à tarde. 

Segundo as informações, até o momento 13 pessoas (adultos e crianças) estão alojadas no Centro Esportivo Municipal (CEMUG). As atividades esportivas no local foram suspensas. A Secretaria de Saúde colocou a disposição médicos e enfermeiros para atendimento, principalmente na Região Sul da cidade. As aulas em escolas da Região Sul da cidade estão normais.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, acompanhou de perto os trabalhos de remoção de famílias do Perequê-Mirim, bairro mais atingido no município. Além disso, o prefeito determinou a fiscalização nas obras do Contorno em Caraguatatuba e que cortam o bairro. “Queremos saber se tecnicamente as obras estão influenciando nos alagamentos nos bairros”.

Trabalhos

Desde a zero hora de quinta-feira, 15, cerca de 40 funcionários (operadores de máquinas, motoristas, ajudantes, integrantes da Defesa Civil e assistentes sociais) estão na praça central do Perequê Mirim para atender emergências.

Foram levados ao bairro retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, caminhões pipa, munck, caminhões trucado entre outros equipamentos de apoio. Além do Perequê Mirim, também foram atingidos os bairros Porto Novo e Pegorelli. 

Solidariedade

A cidade de Caraguatatuba está recebendo donativos para moradores do bairro do Perequê-Mirim. A prioridade serão materiais de limpeza, colchões e roupa de cama. Outros materiais podem ser doados como água potável e de higiene, que serão entregues para as cidades de São Sebastião e Ilhabela que também sofreram com as chuvas.

A pessoa que quiser realizar doações pode encaminhar o material para o Fundo Social de Solidariedade, rua José Damazo dos Santos, 39, centro; ou na Gringo Autopeças, avenida Marginal Direita, 170, Travessão e na Big Autopeças, Praca 1° Centenario , 49, Caputera (trevo da entrada da cidade).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!