ESPECIAL - CIDADE EM DESENVOLVIMENTO

Câmeras influenciam a queda de furtos e roubos de veículos

A Secretaria de Segurança e Cidadania de Bertioga apurou diminuição de 43,13% em roubos de veículos entre 2018 e 2019

Da Redação
Publicado em 14/02/2020, às 07h49 - Atualizado em 23/08/2020, às 21h56

FacebookTwitterWhatsApp
Renata de Brito/PMB
Renata de Brito/PMB

Implantado em maio de 2018, o Centro Operacional de Imagens de Bertioga (Coibe) obteve resultados positivos e influenciou, principalmente, na redução dos casos de furto e roubo de veículo. Dados da Secretaria de Segurança e Cidadania de Bertioga apontam, por exemplo, diminuição de 43,13% em roubos de veículos entre 2018 e 2019.

Participe dos nossos grupos ℹ  https://bit.ly/2wamGr9 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O titular da pasta Luiz Fernando Stefani acredita em uma ligação direta na redução destes crimes com o monitoramento. “Obviamente que sim. A queda nos indicadores demonstra que a prevenção vem sendo eficaz, sendo a vigilância a principal prevenção, aliada ao fato de que a possibilidade de os criminosos e infratores serem identificados, diminui a incidência de delitos”.

O Coibe iniciou as atividades com aproximadamente 50 câmeras, além de integrar ao sistema mais de 200 câmeras de comércios e residências que fornecem imagens à central. No ano passado, a quantidade de equipamentos do próprio município aumentou para 58.

As câmeras integradas ao sistema proporcionam monitoramento 24 horas dos principais pontos da cidade, no intuito de garantir mais segurança à população e prevenis crimes e vandalismo. Conforme apontado pela secretaria, no comparativo entre 2018 e 2019, houve redução também de 8,23% em furtos diversos e 6,75% de furtos de veículos.

Para melhor aproveitamento do serviço, a instalação ocorre conforme o planejamento e necessidades do município, explicou o secretário: “As câmeras do Coibe são implantadas em pontos estratégicos da cidade, como as principais avenidas do Centro e as entradas e acessos pela rodovia Rio-Santos”. Além disso, ele destaca que o posicionamento das câmeras é constantemente analisado e, caso seja necessário, é realizada realocação ou incremento de câmera.

Em dezembro do ano passado, por exemplo, o Coibe foi utilizado também nas investigações de um assalto. O proprietário de uma motocicleta entrou em contato com os agentes da central e informou o caso. As imagens indicaram o rumo tomado pelos criminosos, que foram em direção a Guarujá. Com esta informação, a GCM relatou às polícias Militar e Civil e, com a identificação das placas e ação conjunta, a moto foi localizada e devolvida ao proprietário.

Equipamentos

As câmeras possuem resolução HDTV, com capacidade de movimentação horizontal de 360 graus e vertical de 180 graus, zoom de 32 vezes e captam imagens nítidas, ajustando-se à iluminação do ambiente.

As câmeras podem se posicionar automaticamente ou a partir de comandos dos operadores do Coibe. As telas exibem várias imagens simultaneamente, capturadas em tempo real, em monitores de LED de 55 polegadas, com a localização, data e hora de cada câmera. As filmagens ficam armazenadas por 30 dias em servidor remoto e em formato DVD por até cinco anos.

Integração com o estado A integração do Coibe com o sistema Detecta, do estado, está prevista para ocorrer em breve, segundo expectativa da prefeitura. A partir do convênio, haverá integração com a base de dados criminal do estado, do Coibe, e da Guarda Civil Municipal (GCM). “O objetivo principal da parceria é a leitura e consulta de placas de veículos que tenham envolvimento criminal em qualquer lugar do estado. Ao passar nas principais entradas e saídas da cidade, através das câmeras do Coibe, o ‘Detecta’ será acionado automaticamente, auxiliando o trabalho da Polícia e trazendo mais segurança para a população bertioguense”, comentou Stefani.

Invasões

No segundo semestre de 2019, também foram integradas mais duas câmeras ao Coibe, desta vez, com foco no monitoramento a invasões no bairro Chácaras. A iniciativa do Departamento de Operações Ambientais (DOA) conta com equipamentos instalados no alto de postes e contam com zoom de alcance de dois quilômetros. O intuito é conter o desmatamento irregular e evitar novas ocupações e ampliação das já existentes. Além disso, o sistema também verifica a circulação de caminhões de entrega de material de construção.

As câmeras foram instaladas na Vila do Bem e no Neim Chácara Vista Linda. Para reforçar o trabalho de monitoramento, a prefeitura conta com drone, usado para detectar áreas invadidas, comparando-as com imagens aéreas anteriores. Todo o local passou por levantamento fotográfico em alta resolução.

No ano passado, cinco construções irregulares foram derrubadas por equipes da prefeitura após verificação de imagens das câmeras. Um caminhão que entregaria material de construção na área, embargada pela Justiça, também foi flagrado e identificado. O DOA estuda a instalação de mais uma câmera, na Estrada 1.

Segundo o diretor do DOA, Nelson Jorge de Castro, o monitoramento destas câmeras é realizado em dois locais, no Coibe e no próprio departamento. Ele detalha a origem dos recursos para a instalação destes dois equipamentos. “As câmeras que monitoram as áreas de invasão foram instaladas com recurso do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema)”.

Escolas

Para garantir mais conforto, comodidade e segurança, também está em andamento pela prefeitura a implantação de monitoramento nos prédios escolares da rede municipal, inclusive a Univesp. As imagens serão captadas e enviadas ao Coibe, além de ser monitoradas pela empresa responsável.

A Secretaria de Educação do município informou que o investimento ocorreu por meio de processo de locação, por aproximadamente R$330 mil. A empresa vencedora da licitação deve manter uma equipe de vigilância para prestar os primeiros socorros às escolas em caso de ocorrência. Em caso de furto, por meio de seguro, a empresa deverá também repor os itens que forem levados da unidade escolar.

A iniciativa está em fase de instalação, e a expectativa é que esteja em funcionamento até o mês de abril deste ano. A proposta da prefeitura é de instalar a primeira câmera na Emeif Boraceia.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!