Câmara Temática conhece o projeto SEC - Ligado

Costa Norte
Publicado em 07/09/2012, às 07h09 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h48

FacebookTwitterWhatsApp

Mais de 1,2 mil crianças com algum tipo de deficiência são atendidas diariamente na Região Metropolitana de São Paulo pelo SEC (Serviço Especial Conveniado) - Ligado, que é realizado por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Educação e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Foi o que afirmou o especialista em transportes da empresa, Roberto Carlos Mendes, aos membros da Câmara Temática das Pessoas com Deficiência do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista) realizada na Agem (Agência Metropolitana). “Saímos de 400 atendidos em 2009 para 1,2 mil atualmente, mas a necessidade ainda é muito maior. Acredito que possa ser multiplicada por 10”, disse Mendes.

Diferenciado O SEC - Ligado é um transporte diferenciado e gratuito para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida severa para deslocamento do tipo “porta a porta”. O serviço é realizado por vans ou micro-ônibus adaptados ou não, e pode ser implantado por meio de convênio entre a EMTU e órgãos municipais, estaduais e federais e outras instituições. Aliás, as parcerias com os municípios ou até mesmo com a região da Baixada Santista foi o principal motivo da palestra que serviu para que todos conhecessem melhor e verifiquem a disponibilidade de ser aplicada.

Parceria O gerente explicou como é realizada a parceria entre a EMTU e as prefeituras. “A EMTU realiza alguns estudos, por exemplo, de quilometragem percorrida, ou seja, distância entre a casa da pessoa com deficiência e o seu destino final. O custo, infelizmente, ainda é alto pelo fato de não existir nenhum subsídio”.

Curso Na Grande SP, os motoristas e monitores freqüentaram o curso ‘Transporte Escolar de Crianças com Deficiência e Mobilidade Reduzida’, do Sest/Senat para poder operar o serviço. As aulas abordaram cidadania, legislação, regras do transporte escolar e conceitos de acessibilidade, deficiência e doença. Além disso, há treinamento periódico para reciclagem do conhecimento.

Histórico A ideia do SEC – Ligado surgiu no início de 2009, a partir do estudo de técnicos da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e da EMTU, junto com a Secretaria de Estado da Educação. Essa equipe verificou que era possível e necessário unir esforços para ampliar a acessibilidade dos alunos com necessidades especiais das escolas da rede pública estadual, bem como daqueles atendidos por entidades assistenciais conveniadas com a Secretaria de Educação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!