O comunicado foi realizado por meio da rede social, na tarde deste sábado, 21
Em pronunciamento oficial veiculado no Facebook da Prefeitura de Bertioga, às 16h, o prefeito Caio Mateus anunciou novas medidas de combate ao novo coronavírus.
Conforme comunicado, não há nenhum caso confirmado do novo coronavírus em Bertioga, e a Prefeitura continua empenhada em enfrentar o novo coronavírus na região. "As medidas que estão sendo tomadas são rígidas, mas são necessárias para garantia da contenção da evolução da pandemia", reitera a Prefeitura.
O contágio comunitário já foi reconhecido pelo Governo Federal e isto quer dizer que hoje já não é mais possível saber quem está ou não contaminado, o que é muito grave. De acordo com a Prefeitura, é preciso cumprir as regras de isolamento social e ficar em casa.
As medidas preventivas foram definidas nesta tarde, por meio de uma videoconferência entre o prefeito Caio Matheus e demais prefeitos da Baixada Santista.
Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/2wamGr9 🕵♂Informe-se, denuncie!
As providências que foram discutidas conjuntamente, pelos prefeitos do Condesb são as seguintes:
1 - Acessos às cidades da Baixada Santista: diante da peculiaridade da região, com o grande movimento de veículos que ainda estão se dirigindo à Baixada Santista, cada cidade realizará controle estratégico de acesso, a fim de evitar a propagação do vírus, priorizando entrada de moradores, profissionais da área pública, trabalhadores de serviços essenciais e transporte de cargas.
Será encaminhado pedido ao Governo do Estado para a realização de campanha de comunicação para que turistas não venham à região, além de pedido de triagem pelo Estado dos veículos no pedágio, preservando as excepcionalidades, como profissionais de serviços essenciais, veículos de abastecimento, Porto e Polo Petroquímico.
2 - Comércio: fechamento total dos estabelecimentos comerciais, a partir deste domingo, 22, incluindo marinas, clubes, lojas de conveniência em postos de combustível. Serão mantidos abertos apenas supermercados, padarias, feiras livres, mercado de peixes, venda de gás, postos de combustível, farmácias e estabelecimentos do ramo alimentício (restaurantes) apenas para delivery.
3 - Insumos: Diante da dificuldade de compra de materiais necessários para hospitais e equipamentos de Saúde, solicitação de apoio do Governo do Estado para preferência na compra desses materiais para os municípios da região.
4 - Calamidade Pública: Todas as Cidades estão decretando em conjunto calamidade pública o que vai permitir realizar ações ainda mais ágeis para o combate ao avanço da doença.
Além dessas decisões regionais, em Bertioga há outras medidas como:
- Bancos e lotéricas: deverão adotar medidas de controle de acesso e aglomerações de pessoas, assim como reforço das medidas de higiene;
- Velórios: a duração dos funerais será limitada a no máximo 1 hora. Poderão entrar até 4 pessoas por vez na sala de velório para a despedida do ente querido, devendo adotar todas as medidas de prevenção e higiene. Nos casos em que o óbito seja em decorrência de problemas respiratórios, o caixão deverá estar obrigatoriamente lacrado.
- Feiras livres: Aumento do espaçamento entre barracas e maximização da limpeza por parte feirantes quanto a higienização dos produtos e forma de comercialização.
- Supermercados e padarias: determinação que haja regulação da forma de operação, com controle de acesso, devendo limitar a 50 % da ocupação máxima dos estabelecimentos. Também deverá haver reforço da higienização, em especial dos carrinhos de compras e demais superfícies de contato, assim como criação de horários alternativos de atendimento para melhorar o fluxo de pessoas e atender àqueles que estejam no grupo de risco
- Funcionamento da Prefeitura: será definido em breve e amplamente divulgado, sendo priorizada a continuidade dos serviços essenciais, em especial Saúde, Segurança, Desenvolvimento Social e todos os que sejam primordiais à continuidade do funcionamento da administração pública. Lembrando que na área da Educação, teremos a manutenção de pessoal necessário para assegurar serviços essenciais, como a alimentação dos alunos em vulnerabilidade social.
O comunicado termina com um apelo do prefeito para que a população tenha respeito e consciência neste momento, "Ressalto que a prioridade absoluta neste momento é salvar vidas e faremos o que for necessário para isso. Aproveito para reforçar a importância dos cuidados que todos devem tomar, já amplamente divulgados. Quem puder, fique em casa. É hora de responsabilidade, bom senso. O cuidado de cada um protege a todos.Contem com nosso total empenho, dia e noite.
Comentários