VÍTIMA DA GUERRA

Brent Renaud, jornalista e cineasta norte-americano, é morto na Ucrânia

Ex-colaborador do jornal The New York Times, ele estava cobrindo a guerra da Rússia contra a Ucrânia de forma independente

Da redação
Publicado em 13/03/2022, às 16h23 - Atualizado às 16h29

FacebookTwitterWhatsApp
Corpo de Brent Renaud foi encontrado com uma credencial antiga do jornal The New York Times Brent Renaud, jornalista e cineasta norte-americano, é morto na Ucrânia - Imagem: reprodução/Twitter
Corpo de Brent Renaud foi encontrado com uma credencial antiga do jornal The New York Times Brent Renaud, jornalista e cineasta norte-americano, é morto na Ucrânia - Imagem: reprodução/Twitter

Um jornalista entrou para a lista de vítimas fatais da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Na manhã deste domingo (13), agências internacionais de notícias e a polícia da capital ucraniana, Kiev, confirmaram a morte de Brent Renaud, de 51 anos. Norte-americano, ele era cineasta e ex-colaborador do jornal The New York Times.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Inicialmente, as informações davam conta de que Renaud estava em Irpin, nas proximidades de Kiev, como enviado do New York Times. Apesar de estar usando uma credencial de imprensa em nome da publicação, ele não mantinha relações profissionais com o jornal. Foi o que avisou o próprio veículo de comunicação. Morto em conflito entre militares russos e ucranianos, o jornalista estava cobrindo a guerra de forma independente.

“Apesar de ele ter colaborado para o NYT no passado [mais recentemente em 2015], ele não estava em missão na Ucrânia para o jornal”, garantiu a equipe do jornal The New York Times ao saber da morte de Brent Renaud. “As informações iniciais relatam que ele estava trabalhando para nós porque [o corpo dele] foi encontrado com a credencial que recebera anos atrás”, prosseguiu, conforme informou a agência de notícias Ansa, da Itália.

Mesmo ressaltando que não mantinha nenhum vínculo com Renauld há sete anos, o jornal norte-americano lamentou a morte do profissional. “Estamos profundamente tristes com a morte”, destaca trecho da nota oficial da publicação. “Era um talentoso fotógrafo e diretor que colaborou conosco nos últimos anos”.

No Brasil, o canal BandNews TV também relatou a morte de um jornalista em meio à guerra na Ucrânia. De acordo com a emissora de notícias do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Brent Renauld foi assassinado por militares russos. O veículo lembrou que o comunicador havia trabalhado na cobertura de outras guerras, como a do Iraque e a do Afeganistão.

Brent Renaud morto e outro jornalista ferido

Além de divulgarem para o mundo a morte de Brent Renaud, autoridades de Kiev afirmaram que um outro jornalista esteve na mira de militares russos e acabou ferido. Sem ter a identidade revelada até o momento, informações dão conta de que esse comunicador foi encaminhado a um hospital da região da capital da Ucrânia.

*Fonte: Portal Comunique-se 

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!