Ex-presidente disse que “se não dessa na primeira cerveja, na segunda; se não na segunda, na terceira, ou até acabarem as garrafas nós íamos fazer um acordo de paz”
Ex-presidente e pré-candidato à presidência pelo PT, Lula fez um comentário inusitado sobre a guerra na Ucrânia durante o evento Democracia e Igualdade, promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Grupo de Puebla, conjunto de políticos de esquerda da América Latina.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲
Após dizer que todos querem a paz e perguntar a quem interessa a guerra, o ex-presidente disse que o conflito iniciado após a invasão da Rússia ao país vizinho seria resolvido com cervejas numa mesa de bar, no Brasil.
“O povo quer paz, o povo precisa de paz. A quem interessa essa guerra? A razão dessa guerra, por tudo que eu compreendo, que eu leio, que eu escuto, seria resolvido aqui no Brasil numa mesa tomando cerveja. Se não dessa na primeira cerveja, na segunda; se não na segunda, na terceira, ou até acabarem as garrafas nós íamos fazer um acordo de paz”, afirmou o petista. Até o momento, o Brasil procurou manter a neutralidade no conflito, embora tenha votado contra as posições russas no Conselho de Segurança e na Assembleia-Geral da ONU.
Confira o vídeo:
A ex-embaixatriz do país europeu no Brasil, Fabiana Tronenko, criticou o ex-presidente sobre a fala no evento.
"Que desrespeito do ex-presidente Lula com o povo ucraniano e com todos os esforços do presidente (ucraniano) Zelensky! Liberdade, Democracia e vidas, não se resolvem em uma mesa de bar", escreveu.
Fabiana foi embaixatriz da Ucrânia no país de 2012 a 2021. Ela é mulher do embaixador Rostyslav Tronenko.
Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail
Comentários