TEMÁTICO

Bonde da orla resgata identidade e recebe decoração natalina

Equipamento deve voltar a receber visitantes até o fim da próxima semana

Da redação
Publicado em 04/12/2020, às 19h04 - Atualizado às 19h05

FacebookTwitterWhatsApp
Raimundo Rosa/PMS
Raimundo Rosa/PMS

Uma das atrações da orla santista, o bonde da Praça das Bandeiras, no Gonzaga, passa por reforma e, até o fim da próxima semana, deve voltar a receber visitantes e servir de cenário para as habituais fotos feitas pelos frequentadores das praias. O elétrico vai ganhar nova pintura, em vermelho e metálico, e ainda será completado com decoração natalina.

Participe dos nossos grupos ➤ https://bit.ly/GUARUJAINFO 📲  Informe-se, denuncie!

As cores do carro são as mesmas de quando circulava pela avenida da praia na segunda metade dos anos 1960, como um dos bondes da linha 39. O trajeto começava na antiga Estação do Valongo, no Centro Histórico, incluía avenida Rangel Pestana, avenida Ana Costa, praia e rua Alexandre Martins, com ponto final na Praça Nossa Senhora Aparecida. No total, um percurso de 1h20 minutos.

Resgate

Ao seu lado, na praça, será instalado um painel com informações a respeito do bonde e da linha 39. Construído em 1911 na Escócia, originalmente, seu prefixo era 23 e a carroçaria, aberta.

A partir 1919, com o início da construção de bondes em Santos, este veículo ganhou o novo prefixo - 46. Nos anos 1950, diversos elétricos foram transformados em fechados, através de projeto inteiramente desenvolvido pela então operadora do sistema, a Serviço Municipal de Transporte Coletivo (SMTC).

O bonde 46 vem resgatar esse período, com as últimas cores utilizadas no sistema de bondes, que teve seu fim decretado em 28 de fevereiro de 1971.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!