Bertioga tem todas as praias com bandeira verde

Costa Norte
Publicado em 02/03/2012, às 10h23 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h57

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Lúcia Bakos

De todas as praias dos nove municípios da Baixada Santista e dos quatro do Litoral Norte, as localizadas em Bertioga são as únicas dessa região que apresentam boa balneabilidade por completo. É o que atesta o mais recente ‘Mapa da Qualidade das Praias do Estado de SP’, emitido pela Cetesb, o órgão ambiental paulista. No período de amostragem da qualidade das águas do mar, de 29 de janeiro ao dia 26 deste mês, todos os nove pontos das praias de Bertioga verificados estavam com bandeira verde, ou seja, próprias para o banho de mar.

Anterior

No relatório anterior, de 22 de janeiro ao dia 19 deste mês, apenas o ponto Praia da Enseada – Rua Rafael Costábile estava impróprio para os banhistas, em Bertioga. Já a cidade de São Sebastião, atualmente, apresenta uma única praia com bandeira vermelha: a Saí. Na amostragem anterior (de 22 de janeiro ao dia 19 deste mês), no entanto, o município estava com todas as suas 29 praias com bandeira verde.

A Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente) concentra 68 pontos de praias verificados pela Cetesb (incluindo o rio Perequê, em Cubatão), e o Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), outros 91, o que totaliza 159 pontos de praias na região.

Litoral Norte

Ainda no Litoral Norte, Ubatuba também apresenta boa qualidade das praias, já que das 33 existentes no município apenas quatro estão com bandeira vermelha, segundo amostragem mais recente. Em Ilhabela, das 14 praias, uma está imprópria para os banhistas, enquanto que em Caraguá, das 15 praias, três apresentam bandeira vermelha.

Baixada Santista

Na Baixada, as praias de Itanhaém e de Peruíbe também têm boas condições: das 10 existentes na primeira cidade e das seis de Peruíbe, somente uma está imprópria em cada uma das duas cidades.  

Da mesma forma, em Santos e em Mongaguá, a situação vermelha está em uma para sete das praias santistas; e em duas para seis das praias de Mongaguá.

Em Cubatão, o rio Perequê também apresenta bandeira verde.

Quase metade

Das 11 praias de Guarujá, seis estão impróprias, enquanto que das 12 de Praia Grande sete têm bandeira vermelha. E em São Vicente, duas das seis praias apresentam baixa balneabilidade e não estão em boas condições para banho.

Fatores

O parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade em termos sanitários é a densidade de coliformes fecais. Conforme a Cetesb, diversos são os fatores que condicionam a presença de esgotos nas praias. Entre eles está a existência de sistemas de coleta e disposição dos despejos domésticos gerados nas proximidades; córregos afluindo ao mar; e a afluência turísica durante os períodos de Temporada. A fisiografia da praia, ocorrências de chuvas e as condições das marés são outros fatores que influenciam na classificação da balneabilidade das praias.

Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação

CONFIRA AS PRAIAS IMPRÓPRIAS

NA BAIXADA SANTISTA:

Guarujá:

Perequê

Enseada – Rua Chile

Astúrias

Guaiúba

Enseada – Av. Sta. Maria

Pitangueiras – R.S. Valadão

Itanhaém:

Centro

Mongaguá:

Vila São Paulo

Santa Eugênia

Peruíbe:

Peruíbe – Av. São João

Praia Grande:

Ocian

Maracanã

Real

Jardim Solemar

Vila Mirim

Vila Caiçara

Flórida

Santos:

José Menino – R. Olavo Bilac

São Vicente:

Milionários

Prainha

NO LITORAL NORTE

Caraguatatuba:

Tabatinga – Rio Tabatinga

Prainha

Indaiá

Ilhabela:

Itaquanduba

São Sebastião:

Saí

Ubatuba:

Rio Itamambuca

Itaguá – Av. Leovegildo, 240

Perequê-Mirim

Itaguá – Av. Leovegildo, 1724

Fonte: Cetesb

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!