A ideia é provocar a transformação dos destinos turísticos, por meio da convergência de investimentos públicos e privados
O Município de Bertioga está entre as 30 rotas turísticas escolhidas em todo o Brasil para integrar o programa “Investe Turismo” do Ministério do Turismo, em parceria com o SEBRAE e a Embratur. Bertioga é a única rota do Estado de São Paulo, denominada “São Paulo e Circuito do Litoral Norte”. Segundo o Sebrae, a região receberá investimentos de mais de R$ 8 milhões em qualificação, governança, organização, marketing e promoção, para melhorar serviços e ampliar o número de turistas.
A novidade é uma parceria do Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae e governos estaduais para organizar, promover e incentivar o turismo em âmbito nacional. No Estado de São Paulo, será beneficiada a Capital e o Circuito Litoral Norte (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba). As ações serão geridas pelo Sebrae e o calendário de ações para 2020 deve eleger público prioritário para início das atividades.
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O objetivo do projeto é provocar a transformação dos destinos turísticos, por meio da convergência de investimentos públicos e privados, além de gerar possibilidades de surgimento de pequenos negócios. Outra meta é fortalecer as micro e pequenas empresas, ampliando o acesso ao crédito, estimular a competitividade e inovação no turismo, entre outras metas.
O secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga, Ney Carlos da Rocha, que também faz parte do comitê do “Investe Turismo” junto ao Estado, comemora a novidade. “Nossa inclusão nos roteiros do Ministério do Turismo é um reconhecimento da nossa importância enquanto região turística e certamente trará frutos para o nosso desenvolvimento”.
Circuito do Litoral Norte
Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba são agora o “Circuito Litoral Norte de São Paulo”. Juntas, as Cidades têm o objetivo de buscar recursos e planejar ações para fortalecer o turismo e atrair ainda mais visitantes para a Região, umas das mais ricas e belas do Estado.
O “consórcio turístico” é discutido há algum tempo pelas secretarias municipais de turismo de cada Cidade. Com a união, os municípios querem ampliar e qualificar o fluxo de seus turistas e estimulá-los a conhecer melhor a região que estão visitando.
Entre os desafios do Circuito está aumentar a taxa média de ocupação da região dos atuais 54% para 70% nos próximos dois anos. Alguns resultados já têm aparecido: a participação em importantes feiras e eventos segmentados da cadeia turística.
No plano de regionalizar a promoção turística das cidades, o Circuito otimiza os recursos para participação em feiras e eventos; além de buscar interações com a iniciativa privada dos municípios para alavancar ações e formas de divulgação.
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