SAÚDE

Bertioga é certificada por índices de controle da tuberculose

Cidade foi a única da Baixada Santista a receber a certificação do Programa Estadual de Controle da Tuberculose

Da Redação
Publicado em 22/03/2019, às 10h06 - Atualizado em 23/08/2020, às 19h01

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/PMB
Divulgação/PMB

Os bons índices de ações de controle da tuberculose rendeu a Bertioga nesta semana uma certificação promovida pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde. A cidade foi a única da Baixada Santista a receber a certificação entre as 24 de todo o estado premiadas neste quesito.

O certificado é oferecido pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose. A diretora de Vigilância em Saúde, Luci Cardia, comenta: “Ser premiado é sempre um estímulo para que continuemos desenvolvendo um bom trabalho de combate, não só à tuberculose, mas também de outra endemias”.

Prevenção

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. No Brasil, a doença é um sério problema de saúde pública e, todos os anos, são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e cerca de 4,5 mil mortes.

Neste mês, dedicado em todo o Brasil para o combate à tuberculose, a prefeitura realiza ações de prevenção. Os agentes comunitários de saúde realizam visitas a moradores para transmitir informações sobre a doença e orientar pacientes com sintomas para que procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para realizar exames. Além disso, como forma de prevenção, a Diretoria de Vigilância em Saúde realizou rodas de conversa nas unidades de saúde.

O principal sintoma da doença é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que toda pessoa com tosse por duas semanas ou mais seja examinada. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço ou fadiga.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!