Bertioga celebra Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Costa Norte
Publicado em 15/09/2016, às 12h36 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h30

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Foto: Marcos Pertinhes/PMB

Preservar o meio ambiente é um dever de todos, e para lembrar o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, neste sábado, 17, das 9 às 12 horas, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb), realiza o "Clean Up Day". A iniciativa vai contar com um mutirão de limpeza, na Praia da Enseada, no Centro.

A ação, que pretende mobilizar toda comunidade, tem a finalidade principal de despertar a consciência das pessoas sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar, que polui e danifica a qualidade dos recursos hídricos e acaba por colocar em risco a saúde da população.

As atividades estarão concentradas em frente ao Forte São João, onde a Secretaria de Meio Ambiente estará com um estande com exposição de objetos recolhidos na praia, como garrafas de vidros, sacos plásticos, latas, pets e bitucas de cigarro. No local haverá um cartaz com o tempo de decomposição de cada tipo de lixo.

Durante a semana, a Secretaria de Meio Ambiente estará realizando um trabalho de educação ambiental, conduzido pela bióloga Mylene Lyra e estagiários da Seção de Educação Ambiental, com os alunos das escolas municipais, a fim de prepará-los e convidá-los para ação deste sábado.

Além disso, serão expostos animais taxidermizados, do acervo da Secretaria de Meio Ambiente. Com a ajuda de uma veterinária voluntária, a Secretaria de Meio Ambiente vai falar da importância de cada um dos animais e sobre os cuidados que devem ser tomados com os animais marinhos.

“Nosso objetivo é chamar a atenção da população sobre o destino do lixo e sobre a preservação do meio ambiente. Contamos com a ajuda da população para isso, todos voluntários, e que, assim como nós, entendam a importância de preservar o que temos de mais precioso que é o meio em que vivemos”, destacou Mylene.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!