Foto: Divulgação
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, da prefeitura de Bertioga, divulgou que os beneficiários do programa Bolsa Família têm até o dia 20 de janeiro para que os pais ou responsáveis que recebem o benefício levem os filhos, com idade inferior a sete anos, às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município para medição e pesagem, que acontece duas vezes ao ano. Se os dados não forem atualizados, o benefício pode ser bloqueado. O beneficiário pode, ainda, perder o Programa Viva Leite e o Minha Casa Minha Vida. Também é preciso manter atualizados os cartões de vacinação das crianças e garantir a frequência deles na escola.
Além das crianças, devem passar por pesagem mulheres em idade fértil, de 14 a 44 anos e mulheres que estão amamentando. O objetivo é confirmar se os beneficiários estão cumprindo as exigências na área de saúde, conforme determinado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome.
É necessário apresentar o Cartão Bolsa Família, Cartão SUS, caderneta de vacinas das crianças, atualizada e, no caso das gestantes, o cartão pré-natal. A primeira pesagem acontece de janeiro a junho e a segunda, de junho a dezembro. Excepcionalmente este ano, o prazo da segunda vigência se estende até janeiro.
Quem ainda não realizou o procedimento neste semestre, deve procurar qualquer UBS do Município de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, a fim de garantir a continuidade do benefício, lembrando que a Secretaria de Saúde realiza um acompanhamento sistemático das famílias assistidas pelo programa, que é desenvolvido em parceria com o Governo Federal.
Bertioga
No município, estão cadastradas 2.284 famílias no programa Bolsa Família que é acompanhado por três secretarias: de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, que basicamente realiza a atualização dos cadastros; de Saúde, que realiza a verificação do peso e altura; e de Educação, que avalia a frequência escolar dos estudantes que fazem parte do programa.
Comentários