LOTADO

Baixada pode ter 80% de ocupação da rede hoteleira no feriado de 7 de setembro

Entre as cidades da região, os índices mais otimistas são os de Praia Grande. Até o momento as reservas já bateram a marca dos 90%

Da Redação
Publicado em 02/09/2021, às 10h38 - Atualizado às 13h15

FacebookTwitterWhatsApp
Fim das restrições estimulam viagens e devem aquecer setor do turismo Praia de Guarujá - Divulgação Prefeitura de Guarujá
Fim das restrições estimulam viagens e devem aquecer setor do turismo Praia de Guarujá - Divulgação Prefeitura de Guarujá

A rede hoteleira da Baixada Santista prevê 80% de ocupação para o feriado de 7 de setembro, a primeira folga prolongada após o fim das restrições de horário e capacidade de atendimento anunciadas em agosto pelo governo do estado de São Paulo.

Os dados são de pesquisa realizada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sinhores) .

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CostaNortesonoticiasE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Entre as cidades da região, os índices mais otimistas são os de Praia Grande. Até o momento, as reservas já bateram a marca dos 90% e, até o final de semana, a expectativa dos hoteleiros é atingir o pico máximo de 100%.

“Sabemos que muitas vezes as pessoas deixam as reservas para última hora, aguardando a confirmação de tempo bom ou outros fatores pessoais, mas podemos dizer que esse feriado já é o início da recuperação prevista para setembro, culminando em uma grande temporada”, destaca Heitor Gonzalez, presidente do Sinhores, entidade patronal que representa a categoria.

Ainda de acordo com Heitor Gonzalez, as viagens de curta distância devem ser a principal opção dos turistas este ano e a Baixada Santista será um dos principais destinos.

“A tendência é que as pessoas apostem em viagens de carro, com no máximo três horas até o destino, evitando longas distâncias, aeroportos e voos, por exemplo. Nossa expectativa é que a movimentação venha numa crescente até dezembro e janeiro, inclusive alguns estabelecimentos já estão procurando novos colaboradores para a temporada”, comenta.

Medidas sanitárias obrigatórias

Mesmo com o fim das restrições de horário e capacidade de atendimento, a rede hoteleira adota uma série de protocolos sanitários para manter a segurança de hóspedes e funcionários durante esse período de pandemia.

Será sempro obrigatório o uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool gel 70%; aferição de temperatura diária em hóspedes e colaboradores; desinfecção das malas ao entrar no hotel; proteção de acrílico nos balcões de atendimento da recepção, entrega de chaves higienizadas aos hóspedes.

Baixada Santista

A Baixada Santista abrange os municípios de Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

A região é cercada pela Mata Atlântica e contém estuários, enseadas, brejos, dunas, praias, costões rochosos e formas insulares. A Baixada Santista é uma das poucas regiões do Brasil que ainda contém áreas de restinga preservadas, além de concentrar as maiores áreas de manguezal do litoral paulista, que ficam localizadas no estuário de Santos e São Vicente.

Do ponto de vista econômico, a região se destaca no setor industrial por conta do polo industrial de Cubatão. O Porto de Santos, o maior da américa latina, responde pela maior movimentação de cargas do Brasil, atividade extremamente importante para o desenvolvimento da região.

A nível regional, as atividades relativas à construção civil, turismo, pesca, comércios atacadista e varejista são vitais para a manutenção de emprego e renda para os moradores da Baixada.

Sobre o Sinhores

Sinhores é uma entidade representativa de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (SinHoRes). É um órgão sólido e forte no estado de São Paulo, com reconhecimento notável na região.

É a única entidade que representa os mais de 16 mil estabelecimentos da categoria perante os órgãos públicos e privados, defendendo sempre os interesses dos setores em assembleias de dissídio, além de servir de interlocutora em tratativas com os poderes Legislativo e Executivo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!