Autonomia financeira é chave contra violência doméstica

MPSP
Publicado em 11/03/2021, às 13h15 - Atualizado às 13h15

FacebookTwitterWhatsApp
Autonomia financeira é chave contra violência doméstica
Autonomia financeira é chave contra violência doméstica

A coordenadora do Núcleo de Gênero do Centro de Apoio Operacional Criminal, Valéria Scarance, disse que auxiliar as mulheres a obter autonomia financeira representa "um novo olhar no enfrentamento à violência doméstica no Ministério Público". Na manhã desta quinta-feira (11/3), esse assunto foi tratado no webinar "A  independência financeira das mulheres durante e pós-pandemia".

De acordo como o diretor da Escola Superior do Ministério Público, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, esse é um tema de "extrema gravidade", porque boa parte das mulheres em situação de risco não consegue romper os vínculos com seu agressor justamente por falta de perspectivas econômicas. Ana Fontes, do Instituto Rede Mulher Empreendedora, afirmou que "independência financeira para as mulheres é independência de decisão". A educadora financeira comportamental Janina Jacinto entende que cada empreendedora deve buscar seu próprio caminho. "É preciso entender o que está por trás da relação da pessoa com o dinheiro, com uma escuta ativa".

No fim do webinar, Ana Fontes e Valéria anunciaram que, a partir deste mês, a Rede Mulher Empreendedora passará a receber mulheres em situação de risco encaminhadas pelo MPSP por email exclusivo para cursos de capacitação, nos termos do Termo de Cooperação assinado entre a instituição e a entidade no ano passado, fruto do trabalho do Comitê de Enfrentamento à Violência Doméstica - GT COVID 19.

Fonte: MPSP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!