Segundo levantamento da prefeitura de Guarujá, o número de pessoas contratadas por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) aumentou mais de 135% com relação ao mesmo período do ano passado
O número de pessoas contratadas em Guarujá por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) aumentou neste ano, com relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a prefeitura, de janeiro a agosto, houve um crescimento de 135% nas contratações intermediadas.
O levantamento indica que, no ano passado, o PAT encaminhou 441 pessoas para às vagas ofertadas e, deste total, somente 34 foram contratadas. Já neste ano, de 747 encaminhados, cerca de 80 foram contratados e já estão trabalhando.
A coordenadora do PAT Guarujá, Ana Lúcia de Arruda, também tem boas expectativas para até o fim deste ano, principalmente com a instalação de novas empresas em Guarujá e os incentivos da prefeitura. Para que o candidato seja devidamente encaminhado à vaga de emprego, a coordenadora alerta para que o cadastro esteja sempre atualizado. Disse ela: “A atualização é fundamental, pois é uma ferramenta importante no momento da contratação. Quanto mais atualizado o cadastro, mais chances a pessoa terá na hora da seleção realizada pelo empregador”.
Outro fator importante na contratação, destaca a coordenadora do PAT, é a capacitação. “Na maior parte das vezes, o candidato não é contratado porque não é capacitado para aquela vaga, e acaba perdendo a chance de um novo emprego”.
Para colaborar na recolocação ou colocação no mercado de trabalho, a prefeitura também está investindo para proporcionar à população uma melhor qualificação e aperfeiçoamento profissional. Segundo a prefeitura, nos últimos 20 meses já foram capacitadas aproximadamente 10 mil pessoas.
Além disso, são desenvolvidas oficinas para geração de emprego e renda, visando preparar jovens e adultos, e também aqueles interessados em mudar ou diversificar seu ramo de atuação.
PAT convoca empresários
A coordenadora do PAT, Ana Lúcia de Arruda, esclarece que o local atende, diariamente, cerca de 100 a 200 pessoas e, devido a procura, é necessário e viável que as empresas utilizem o canal para cadastrar as vagas disponíveis.
Disse ela: “Somos um recurso para evitar que filas enormes se formem nas portas das lojas e empresas para entregar currículos. Com as empresas cadastrando as vagas no PAT fica mais fácil para todos, assim quando o candidato vem até o posto fazer seu cadastro pessoal, nós o encaminharemos para o empregador de acordo com o seu perfil e as vagas disponíveis".
Cadastro
Para ser encaminhado às entrevistas, o trabalhador deve realizar um cadastro pessoalmente no PAT. Pela análise do perfil, o candidato é contatado quando surgirem vagas específicas ao seu perfil profissional. Os interessados devem levar seus documentos pessoais: RG, CPF, PIS e Carteira de Trabalho.
Já os empresários locais que possuem vagas em aberto também podem contar com os serviços do PAT. A parceria é gratuita e funciona a partir de um rápido cadastro no site do Ministério do Trabalho.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador também oferece às empresas um espaço para entrevista com os candidatos, dinâmica de grupos, permitindo que todo processo de seleção seja feito no posto.
O PAT Guarujá funciona nas instalações do Poupatempo, na avenida Castelo Branco, 357 – Vicente de Carvalho. O espaço atende pelo telefone (13) 3341-3431.
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