ESCOLAS EM ATENÇÃO

Aulas ocorrerão normalmente amanhã (20), dizem prefeituras do litoral de SP

São Vicente, Santos, Guarujá e Itanhaém garantiram aula normal amanhã (20); Ubatuba cancelou o dia de aula

Da redação
Publicado em 19/04/2023, às 16h42 - Atualizado em 20/04/2023, às 08h33

FacebookTwitterWhatsApp
Escolas vazias - Reprodução/Internet
Escolas vazias - Reprodução/Internet

Boatos sobre possíveis ataques amanhã (20) têm deixado pais e responsáveis preocupados com a segurança de seus filhos nas escolas do litoral de São Paulo. A data faz referência ao massacre de Columbine, ocorrido nos Estados Unidos em 1999, que chocou o mundo e resultou na morte de 12 alunos e um professor, além de deixar outras 21 pessoas feridas.

Desde a morte de uma professora em escola de São Paulo, em março deste ano, e o ataque a uma creche em Blumenau (SC), que deixou quatro crianças mortas no início de abril, mensagens sobre possíveis ataques em escolas têm circulado nas redes sociais. Entretanto, a Polícia Civil concluiu que boa parte dessas mensagens é falsa.

Apesar do temor gerado pelas mensagens, as prefeituras e o governo estadual garantiram segurança reforçada nas escolas. O tema tem gerado discussões nas redes sociais e dividido opiniões. Alguns pais dizem que não vão mandar seus filhos à escola, enquanto outros acreditam que a histeria em torno do assunto prejudica a distinção entre o que é real e o que é mentira.

Vai ter aula nesta quinta-feira (20)?

As secretarias de educação das 13 cidades que integram o Litoral Paulista foram questionadas pela reportagem do Portal Costa Norte sobre a realização das aulas neste 20 de abril. São Vicente, Santos, Guarujá e Itanhaém garantiram aulas normais, enquanto Ubatuba cancelou o dia de aula. As demais cidades não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto; confira.

Santos

Em nota enviada à reportagem, a Secretaria de Educação (Seduc) de Santos informou que haverá aula amanhã nas escolas municipais. Na tarde de ontem (18), três adolescentes de 15 anos foram apreendidos pela Polícia Civil por postagens no perfil “massacre_em_santos” criado na semana passada. A ação ocorreu durante a Operação Escola Segura da Polícia Civil.

Ontem (18), com o objetivo de ampliar a prevenção e o combate à violência nas escolas, a cidade de Santos apresentou oficialmente o aplicativo “Botão de Alerta” para supervisores de ensino e diretores das 86 Unidades Municipais de Educação (UMEs).

Guarujá

A Secretaria de Educação (Seduc) de Guarujá informou que amanhã as aulas prosseguirão normalmente em toda a rede municipal de ensino. A pasta destaca que ontem (18) promoveu o Dia D de Combate à Violência nas Escolas para sensibilizar pais e responsáveis. Além disso, realizou várias reuniões com diretores de todas as escolas e com a Polícia Militar para reforçar as rondas e prestar orientações aos profissionais de educação.

A pasta disse ainda que a Guarda Civil Municipal (GCM) conta com o serviço de ronda escolar que faz o patrulhamento preventivo nas imediações das escolas municipais. Além disso, essas escolas também contam com monitoramento por câmeras (mais de 2 mil câmeras instaladas) e guarda patrimonial. Nas últimas semanas foram intensificadas as rondas, bem como o contato com a coordenação das unidades de ensino.

São Vicente

Ao Portal Costa Norte, a prefeitura de São Vicente informou que amanhã os alunos das escolas municipais terão meio período de aula, pois já estava programada uma formação presencial de professores.

Cubatão

A Secretaria Municipal de Educação de Cubatão informou em nota que os horários de aulas nesta quinta-feira terão mudanças, pois realizará transmissões ao vivo com especialistas das áreas da psicologia e segurança sobre Cultura de Paz, segurança nas escolas e combate a fake news.

Por conta das palestras virtuais, os alunos do período integral entrarão 7h45 e serão dispensados 12h30; quem estuda no período parcial da manhã estudará das 7h às 10h; parcial vespertino será das 13h às 15h; e o período noturno escolar ocorrerá das 19h às 20h30.

Itanhaém

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém informou à reportagem que as aulas ocorrerão normalmente, inclusive com o projeto “Cultura de Paz” que está sendo desenvolvido em todas as unidades escolares com a equipe de Orientação Educacional do município que irá integrar o NAPI (Núcleo de Apoio Psicopedagógico de Itanhaém).

Segundo a administração municipal, as ações anteriores de prevenção, criação de um Comitê Gestor para a organização mais detalhada de um protocolo de segurança nas escolas, reunião com diretores de escolas e o apoio da Guarda Municipal de Itanhaém e da Polícia Civil já foram efetivadas com orientações sobre essa demanda.

São Sebastião

Em São Sebastião, a prefeitura informou por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), que não haverá aula nas escolas municipais devido à realização do conselho de classe na quinta-feira (20).

De acordo com a administração municipal, a atividade está prevista no calendário escolar homologado no último 6 de março e é válida para todas as unidades escolares.

Ubatuba

Já Ubatuba, cidade do litoral norte, informou que amanhã não haverá aula. Segundo a Secretaria de Educação, as unidades escolares vão aproveitar esse dia para realizar eventos de conscientização sobre segurança escolar com pais e professores.

De acordo com a prefeitura, a secretaria de Educação estuda a formação oficial de um comitê de segurança escolar que reunirá representantes de diversas pastas com o objetivo de ampliar os programas e as ações de segurança para proteção dos alunos e de todos os profissionais da educação.

A reportagem questionou as cidades de Praia Grande, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Mongaguá e Peruíbe, mas não obteve retorno.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!