A edição do Fala, MPSP veiculada nesta terça-feira (6/7) abordou a atuação do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) no combate e na prevenção às queimadas no Estado. Quem participou da live, transmitida ao vivo pelo Facebook, e respondeu às perguntas dos internautas foi a promotora de Justiça Claudia Habib, de destacada atuação na esfera ambiental.
Na oportunidade, Claudia destacou os riscos decorrentes do baixo volume de chuvas registrado desde outubro de 2020 e que vem se estendendo ao longo de 2021. A situação é preocupante não apenas por comprometer o abastecimento, mas também por potencializar os efeitos das queimadas e incêndios irregulares causados por ação humana.
A importância da articulação entre o MPSP e outras instituições, a exemplo da Polícia Ambiental, para atenuar problemas como as queimadas em tempos de estiagem mereceu atenção por parte da promotora. "Realizamos também audiências públicas para ouvir setores da sociedade que trazem temáticas ambientais que requrem atuação do Ministério Público", explicou. Claudia ressaltou ainda de que maneira o corpo técnico do Ministério Público embasa a atividade-fim desenvolvida pela instituição na defesa do meio ambiente.
O Fala, MPSP com Claudia Habib pode ser visto neste link.
Comentários