NOTAS

Atenção estudante: Resultado do Fies 2023 já está disponível

Foram mais de 205 mil estudantes inscritos

Da redação
Publicado em 14/03/2023, às 21h27

FacebookTwitterWhatsApp
Em 2023, serão disponibilizadas 112.168 vagas, 67.301 delas no primeiro semestre Fies 2023 - Foto: Caio Rocha/Framephoto/Estadão Conteúdo
Em 2023, serão disponibilizadas 112.168 vagas, 67.301 delas no primeiro semestre Fies 2023 - Foto: Caio Rocha/Framephoto/Estadão Conteúdo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (14) o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2023.

No total, 205.177 candidatos se inscreveram para disputar 67.301 vagas em instituições particulares de ensino superior.

A partir desta quarta-feira (15), os estudantes pré-selecionados devem fazer a complementação das informações das inscrições na página do programa na internet.  O prazo vai até as 23h59 do dia 17 de março.

Depois, é necessário validar as informações apresentadas no ato da inscrição em até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, feita na página do Fies.

Para validar, o pré-selecionado deve procurar diretamente a instituição de ensino superior, que irá informar ao estudante sobre o meio a ser utilizado para o recebimento da documentação exigida, se em formato físico ou digital.  

A classificação é feita em ordem decrescente, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as demais regras do processo seletivo. Medicina, direito, enfermagem, odontologia e psicologia foram os cursos mais procurados.

Segundo o MEC, em 2023, serão ofertadas o total de 112.168 vagas para o Fies.

Lista de espera 

Quem não foi selecionado nesta chamada é automaticamente incluído na lista de espera do Fies para disputar as vagas que não forem preenchidas. O candidato deve ficar atento às convocações, acessando o sistema de inscrição do programa. A convocação da lista de espera será feita entre 21 de março e 18 de maio.

O que é o Fies

O fundo concede financiamento a estudantes com renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos para que possam estudar em instituições privadas. O estudante deverá pagar as prestações após encerrar o curso. As prestações são calculadas levando em consideração o limite de renda, sem cobrança de juros.  

Informações da Agência Brasil

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!