CONTAGEM REGRESSIVA

Bernardinelli-Bernstein, nome do cometa, é 31 vezes maior do que os cometas que costumam ser descobertos

Publicado em 06/10/2021, às 21h13 - Atualizado em 07/10/2021, às 12h26

Bernardinelli-Bernstein não visita o sistema solar há mais de 3 milhões de anos Astrônomos anunciam que um dos maiores cometas já avistados está em direção à Terra Corpo celeste - Divulgação

Astrônomos anunciaram nessa semana que um dos maiores cometas já avistados na história está a caminho da Terra. Conforme informações da BBC, o corpo celeste recém-identificado e chamado de Bernardinelli-Bernstein, possui 150 km de diâmetro, sendo cerca de 31 vezes maior do que outros cometas que costumam ser descobertos.

Apesar de estar mais próximo da Terra, o cometa ainda está bem distante do nosso planeta. A estimativa é que ele demore milhões de anos para dar um giro em torno do Sol. Já a Terra consegue realizar o movimento em 365, totalizando um ano.

Portanto, ele só estará mais perto do nosso planeta por volta de 21 de janeiro de 2031.

Bernardinelli-Bernstein ganhou este nome em homenagem aos cientistas que o detectaram, ele foi avistado pela primeira vez em 2014. Porém, só agora que os pesquisadores conseguiram identificá-lo, pois, de primeira vez, ele foi confundido com um planeta anão.

"Temos o privilégio de ter descoberto talvez o maior cometa já visto — ou pelo menos maior do que qualquer um bem estudado — e o flagramos cedo o suficiente para que as pessoas o vissem evoluir à medida que se aproxima e aquece”, disse um dos responsáveis pela descoberta do corpo celeste, Gary Bernstein.

"Ele não visita o sistema solar há mais de 3 milhões de anos", ressaltou também o cientista. Ele explica que, a medida que o cometa for chegando mais próximo da Terra, será possível vê-lo com mais detalhes e entender melhor sobre o processo de formação do sistema solar.