CÉU LIMPO

Astronomia: Júpiter e Saturno vistos a olho nu neste fim de semana

Astrônomo explica que, nesta sexta-feira, 28, Júpiter estará próximo da Lua; já no sábado será a vez de Saturno

Da redação
Publicado em 28/08/2020, às 11h06 - Atualizado às 12h04

FacebookTwitterWhatsApp
Marcos Calil
Marcos Calil

A secura do ar e o céu com poucas nuvens proporcionarão um espetáculo astronômico em todo o Brasil. Segundo o astrônomo Marcos Calil, correspondente do Climatempo, entre sexta-feira, 28, e sábado, 29, será possível avistar a olho nu, os planetas Júpiter e Saturno.

Participe dos nossos grupos ℹ📲 https://bit.ly/CNAGORA9 🕵‍♂ Informe-se, denuncie!

Calil afirma que a observação destes planetas será possível mesmo em locais com poluição luminosa, com muita luz artificial, como nas cidades grandes. Mas se tiver um binóculo para observação astronômica, será melhor ainda.

Qualquer pessoa que estiver no Brasil poderá observar esse belo fenômeno. Basta localizar a Lua na noite desta sexta-feira, 28, e procurar um ponto brilhante próximo do nosso satélite natural. Esse ponto brilhante será o planeta Júpiter. Já na noite de sábado, 29, o ponto brilhante que estará próximo da Lua será o planeta Saturno. 

LOCALIZAÇÃO

Em ambas as noites, assim que o Sol se pôr, o observador deverá procurar o horizonte leste. Sendo assim, é interessante acompanhar o pôr do sol (ocaso) do Sol – que ocorre no horizonte oeste – e virar 180 graus, ou seja, virar para o horizonte leste. Cerca de 20 minutos após o ocaso do Sol, para qualquer região do Brasil, já será possível observar a olho nu dois pontos acima da linha do horizonte leste.

O período de observação desses dois eventos ocorrerá durante toda a noite. Porém, vale ressaltar que, com o avançar das horas, devido o movimento aparente da esfera celeste, os planetas vão ganhando altura até atingirem o ponto mais alto no céu, em relação ao observador. Isso ocorrerá entre 20 horas e 21 horas, a depender da localização do observador. Após essa faixa de horário, os dois planetas e a Lua irão se dirigir para o horizonte oeste, onde o ocaso desses objetos celestes irá ocorrer, entre 1h30min e 3h30min da manhã.

Fonte: Climatempo

Por: Marcos Calil e Josélia Pegorim

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!