Astronauta Marcos Pontes participa da Semana de Astronomia Astronáutica em escola

Costa Norte
Publicado em 01/07/2011, às 07h53 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h26

FacebookTwitterWhatsApp

De 04 a 08 de julho, a Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, promove a 1ª Semana de Astronomia Astronáutica. Aberto ao público em geral, o evento contará com a presença do astronauta brasileiro Marcos Pontes, além de palestras e o planetário digital da Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul).

Segundo o professor de matemática da escola, Candido Moura, a ideia surgiu a partir do projeto UbatubaSat (satélite que está sendo construído pelos alunos da mesma escola). “Queríamos levar informações também para o público em geral sobre astronomia, daí a ideia em concretizar essa semana, que será abrilhantada pela presença de Marcos Pontes”, afirmou.

Temas e horários

A palestra do astronauta será na segunda-feira (04), a partir das 20h. As demais, sempre a partir das 20h, acontecerão de terça a sexta (05 a 08) e abordarão temas como ‘Busca da vida no universo’, ‘Projeto UbatubaSat’ e ‘Vantagens da corrida espacial’.

A palestra do UbatubaSat será ministrada por professores que participam do projeto e as demais por pesquisadores científicos. Todas são gratuitas e abertas ao público.

XIX Erea

Juntamente com a Semana de Astronomia, também acontecerá na escola Tancredo o XIX Erea (Encontro Regional de Ensino de Astronomia), uma iniciativa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) com a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia).

O encontro visa a discussão e a importância da educação em astronomia, bem como a capacitação de professores. “Reuniremos pesquisadores da área, a fim de despertar o interesse do ensino no campo da Astronomia”, explicou Cândido. Estão previstas palestras e oficinas.

- Professores interessados poderão fazer sua inscrição na Secretaria da Educação de Ubatuba. Já os docentes da rede municipal poderão se inscrever na própria escola com seu coordenador.

- Mais detalhes: (12) 3833-3010.

O satélite

A experiência dos alunos da EM Tancredo Neves, em construir o satélite Tancredo 1 (que pesa 750 gramas, tem 8,9 cm de diâmetro e 12,7 de altura) foi apresentada como um artigo científico num congresso internacional, pelo professor Cândido, que é o coordenador do projeto. Ele participou do ISTS (International Symposium on Space Technology and Science), que aconteceu de 05 a 12 de junho, em Okinawa, no Japão.

Lançamento

Os trabalhos deverão ser concluídos até setembro, quando o satélite será enviado para a Interorbital System, na Califórnia, que fará o lançamento a uma órbita de 300 km de altitude. O satélite, que será lançado em novembro, deverá permanecer no espaço por, no máximo, 90 dias.

“O satélite irá transmitir de órbita uma mensagem e nós faremos um concurso na escola para sua escolha” profº Candido de Moura

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!