Chuvas históricas deixam rastro de destruição e mortes no litoral paulista. Leia também: como ajudar as vítimas, as causas de ter chovido tanto e mais notícias
CHUVAS DEIXAM RASTRO DE DESTRUIÇÃO NO LITORAL DE SP
As fortes chuvas que atingiram o litoral de São Paulo entre sábado e domingo (18 e 19) deixaram um rastro de perdas materiais e mortes. Segundo as últimas informações da Defesa Civil do estado, da manhã desta segunda (20), foram confirmados 36 mortos, 970 pessoas desalojadas e 747 desabrigadas.
Em algumas cidades, como Bertioga e São Sebastião, a precipitação se aproximou de 700 mm em 24 horas - volumes que estão entre os mais altos já vistos no Brasil em instabilidades de curto período não decorrentes de ciclone tropical, segundo meteorologistas.
Foram registradas enchentes e alagamentos em Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga. Estradas que cruzam a região estão parcial ou totalmente bloqueadas. Em cidades como Caraguatatuba e São Sebastião, a mais afetada pelas chuvas, os fornecimentos de água e de energia elétrica foram comprometidos.
VEJA COMO AJUDAR AS VÍTIMAS DAS CHUVAS E ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SP
Diante do cenário de destruição causado pelas chuvas no litoral de SP, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou, no início da noite de ontem, estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, além de Bertioga. A administração de Guarujá instalou um gabinete de crise.
O Fundo Social de São Paulo passou a receber doações para as vítimas das chuvas a partir das 12h desta segunda (20). As principais necessidades, segundo a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, são alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas e em bom estado para uso. Veja como ajudar.
Volumes recordes de chuva: Os quase 700 mm de chuva registrados em Bertioga, Guarujá e nas cidades do Litoral Norte de São Paulo no fim de semana são os mais altos já registrados no Brasil, e estão entre os mais altos até hoje na América do Sul. As informações são da MetSul Meteorologia.
Segundo a MetSul, em 24 horas, entre 9h do sábado e 9h do domingo, a chuva somou 680 mm em Bertioga, 626 mm em São Sebastião, 388 mm em Guarujá, 337 mm em Ilhabela, 335 mm em Ubatuba e 234 mm em Caraguatatuba. Um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado.
As causas de tanta chuva no litoral: Uma área de baixa pressão no oceano aliada à chegada de uma frente fria ao litoral paulista foram as responsáveis pelo desastre ocorrido neste final de semana de Carnaval no litoral paulista. Segundo Celso Vernizzi, jornalista especializado em meteorologia há 50 anos, a soma dos dois fenômenos gerou uma chuva chamada de Orográfica.
Celso explicou como esse tipo de tempestade acontece. “Essa chuva se formou por causa do clima úmido e quente. Empurrada pela frente fria, ela se encontrou com o relevo do litoral e subiu a atmosfera se chocando com a camada mais fria de ar. Houve a condensação, mas desta forma como ocorreu é raro acontecer”.
CONFIRA CURIOSIDADES SOBRE OS GATOS
No último dia 17, foi comemorado o Dia Mundial do Gato. Esta data foi criada para celebrar e homenagear esses animais de estimação adoráveis e independentes que trazem tanta alegria e companhia para nossas vidas.
Os gatos são animais fascinantes e misteriosos, com uma personalidade única e comportamentos que muitas vezes nos surpreendem. Eles são conhecidos por serem animais de estimação tranquilos e independentes, mas também podem ser brincalhões, carinhosos e fiéis companheiros.
O Dia Mundial do Gato é uma oportunidade para reconhecer a importância dos gatos em nossas vidas, e também para conscientizar sobre a necessidade de cuidados e proteção para esses animais. Além disso, é uma oportunidade para apreciar a beleza, a graça e o charme desses felinos adoráveis. Acesse e descubra seis curiosidades sobre os amados bichanos.
PRESIDENTE LULA VISITA ÁREAS ATINGIDAS POR TEMPORAIS NO LITORAL NORTE DE SP
Em visita a São Sebastião, nesta segunda (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou que deve haver coordenação entre governo federal, estadual e prefeitura e disse que a União vai colaborar para reconstruir efetivamente a cidade, a mais devastada pelas chuvas históricas que se abateram sobre o litoral paulista no sábado e domingo.
Vindo da Bahia, onde interrompeu sua folga de carnaval, Lula desembarcou por volta das 10h15 de hoje na Base Aérea de São José dos Campos (SP). De lá, o presidente partiu em direção a São Sebastião, onde, acompanhado de ministros, visitou áreas destruídas pelos deslizamentos.
PONTE ENTRE O RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA CEDE COM 100 PESSOAS
Uma ponte pênsil que liga os municípios de Torres (RS) e Passo de Torres (SC) teve parte de sua estrutura rompida. De acordo com a prefeitura da cidade gaúcha, o acidente aconteceu por volta das 2h20 de hoje (20) por causa do excesso de peso. Cerca de 100 pessoas utilizavam a ponte para travessia quando ela cedeu.
"Os bombeiros gaúchos e catarinenses trabalharam no resgate e, até o momento, não há informações sobre vítimas", informou a prefeitura de Torres, por meio de nota. "Ao atravessar a ponte, há placas informativas sobre a capacidade máxima: 20 pessoas", completou o comunicado.
Comentários