BOM DIA

As notícias desta sexta (13)

Início de janeiro é o mais frio de SP nos últimos 58 anos. Leiam também: PF prende mais de mil por atos golpistas, jogo das estrelas em Bertioga e mais notícias

Da redação
Publicado em 12/01/2023, às 16h47 - Atualizado às 16h49

FacebookTwitterWhatsApp
Notícias - 2021 / 12.01.23 Barcos em praia. Floresta ao fundo - Imagem: Silvio Dutra
Notícias - 2021 / 12.01.23 Barcos em praia. Floresta ao fundo - Imagem: Silvio Dutra

Destaques

SÃO PAULO TEM INÍCIO DE ANO MAIS FRIO DESDE 1965, APONTA INMET

Os primeiros dias de 2023 na cidade de São Paulo (SP) foram os mais frios para um mês de janeiro desde 1965. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em pleno verão, a média de temperatura máxima observada nos dez primeiros dias deste ano ficou em 23,9ºC. É o menor valor já registrado para o período desde 1965, quando a média chegou a 23,8ºC.

De acordo com o Inmet, na capital e em grande parte do estado de São Paulo,  as temperaturas estão abaixo da média, por causa da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), resultado do encontro de ventos úmidos vindos do Atlântico, mais frios, passando pela faixa leste do estado, com ventos vindos da Bacia Amazônica. “Este sistema foi potencializado por águas costeiras mais frias que o normal para a época do ano e por áreas de baixa pressão, assim ajudando a promover dias seguidos de tempo nublado a encoberto, volumes expressivos de chuva e temperaturas abaixo da média”, diz nota do instituto.

Historicamente, a média de temperatura máxima que costuma ser registrada nos primeiros dez dias do mês de janeiro é em torno de 27,9ºC.

SP PERMANECE SOB ALERTAS LARANJA E AMARELO PARA TEMPESTADES E CHUVAS INTENSAS

O verão vai continuar chuvoso no estado de São Paulo. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta quinta-feira (12) dois alertas para o estado de São Paulo: alerta laranja (Perigo) para tempestades e alerta amarelo (Perigo Potencial) para chuvas intensas.

As advertências são válidas até a manhã de hoje. O alerta amarelo atinge áreas como a Baixada Santista, o Litoral Norte paulista, a Grande São Paulo, o Vale do Paraíba e regiões do interior, como Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Os dois destaques do litoral

Jogo das estrelas em Bertioga: A Arena Esportiva na Praia da Enseada em Bertioga recebe, a partir das 11h deste domingo (15), o Jogo das Estrelas do Futebol com atletas que marcaram a história de grandes clubes brasileiros. A atração é gratuita.

Estão confirmados o goleiro Gilmar, ex-Palmeiras; Índio, ex-Santos e Palmeiras; Axel, ex-São Paulo; Dinei, ex-Corinthians; Marcelo Passos, ex-Santos; Wladimir, ex-Corinthians; Adão, ex-Corinthians; Ataliba, ex-Corinthians; Muller, ex-São Paulo; Nilson, ex-Flamengo; Juary, ex-Santos; Tonhão, ex-Palmeiras e Pereirinha, ex-árbitro.

Castração de pets em Caraguá: O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba vai abrir, somente hoje, agendamento para 200 vagas para castração gratuita de cães e gatos.

Os tutores devem ser moradores da cidade e maiores de 18 anos. Antes de serem encaminhados à cirurgia, os animais, que devem ter mais de seis meses, são avaliados por veterinários do CCZ,  pesados e microchipados.

Os interessados devem entrar em contato com o CCZ, das 8h às 16h, pessoalmente, na rua ministro Dilson Funaro, 115, no Jardim Britânia, ou pelo telefone (12) 3887-6888.

Brasil

LULA SE REÚNE COM TARCÍSIO EM BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (11) com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro.

O presidente e o governador de São Paulo se reuniram no Planalto. Lula publicou uma foto após a reunião. “Na campanha, falei que respeitaria e trabalharia com todos os governadores, pelo bem do Brasil”, escreveu Lula.

PF INTERROGOU E PRENDEU MAIS DE MIL E CEM PESSOAS POR ATOS GOLPISTAS

A Polícia Federal divulgou uma nota na noite de quarta (11) informando que qualificou, interrogou e prendeu 1.159 pessoas pelos atos golpistas que aconteceram em Brasília no domingo (8), quando houve a depredação e vandalismo nos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e no Palácio do Planalto. Essas prisões se somam a 209 efetuadas pelas polícias Militar e Civil do Distrito Federal no próprio domingo.

Esses presos vão responder, na medida de suas responsabilidades, por crimes de terrorismo, associação criminosa, atentado contra o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, perseguição, incitação ao crime, dentre outros. Eles foram entregues para a Polícia Civil do Distrito Federal, responsável pelo encaminhamento ao Instituto Médico Legal e, posteriormente, ao sistema prisional.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!