BOM DIA

As notícias desta quarta (1º)

Veja o que você pode ou não fazer nas principais praias durante a festa popular. Leia também: Região está em alerta de chuvas fortes, festa de Iemanjá em Santos e mais notícias.

Da redação
Publicado em 31/01/2023, às 14h08 - Atualizado às 14h11

FacebookTwitterWhatsApp
Festa de Iemanjá em Santos. Por ser tida como a matriarca de quase todos os orixás, divindade é associada à maternidade e à fecundidade Santos: 23ª Festa de Iemanjá aconte no próximo domingo (5) na Ponta da Praia Festa de Iemanjá em Santos - Imagem: Prefeitura de Santos
Festa de Iemanjá em Santos. Por ser tida como a matriarca de quase todos os orixás, divindade é associada à maternidade e à fecundidade Santos: 23ª Festa de Iemanjá aconte no próximo domingo (5) na Ponta da Praia Festa de Iemanjá em Santos - Imagem: Prefeitura de Santos

Destaques

CARNAVAL 2023: SAIBA O QUE VOCÊ PODE OU NÃO FAZER NAS PRAIAS DE SP

Dezenas de milhares de turistas se preparam para passar o carnaval nas praias do litoral de São Paulo atraídos pelas areias à beira-mar, pelos eventos carnavalescos ou pelas duas coisas entre 17 e 21 de fevereiro deste ano.

Exceto por Santos, que recentemente anunciou a concentração dos blocos de carnaval no centro histórico, a maioria das cidades da costa paulista devem divulgar nos próximos dias onde e como serão suas celebrações durante a maior festa popular do ano.

O que já é possível antecipar é que as regras nas praias do litoral de SP que mais interferem na vida dos banhistas durante o carnaval serão as mesmas que as do resto do ano. Foi isto que disseram as prefeituras das principais cidades do litoral para um levantamento do Portal Costa Norte sobre as principais normas atualmente em vigor nas praias, com base nas leis de cada cidade. 

A reportagem questionou as prefeituras de Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Bertioga, na Baixada Santista, e de Ubatuba, São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela, no litoral norte.

Acesse e saiba em quais praias são permitidas cadeiras, guarda-sóis, barracas, tendas e acampamentos; em quais praias são permitidos animais de estimação; onde banhistas podem fazer churrasco na praia e mais.

DEFESA CIVIL EMITE ALERTA DE CHUVAS FORTES PARA DIVERSAS REGIÕES DE SP

A Defesa Civil Estadual emitiu na noite desta segunda (30) um alerta de chuvas fortes para diversas regiões do estado de São Paulo, válido até sexta (3).

Na Baixada Santista a previsão é que chova até 100 mm. No Litoral Norte as precipitações devem alcançar os 120 mm. A Defesa Civil diz que há previsão para chuvas intensas e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo.

Destaques do litoral

Festa de Iemanjá em Santos:Santos celebra, no próximo domingo (5), a 23ª Festa de Iemanjá, a partir das 12 horas, na Praça Luiz La Scala, na Ponta da Praia. O evento, realizado pela prefeitura, cultua a divindade das religiões de matriz africana Candomblé e Umbanda. A celebração, comandada pelo Babalorixá Marcelo de Logun Edé, é aberta ao público. Acesse e confira a programação completa.

Droga pesada em São Sebastião:Cerca de 300 kg de cocaína foram apreendidos em uma operação da Polícia Federal em São Sebastião na madrugada de ontem (31). A droga estava escondida no casco de um navio. Até o momento, ninguém foi preso. A operação contou com apoio da Polícia Militar e do ICMBio.

Brasil e Mundo

LULA DEFENDE MUDANÇAS EM ACORDO ENTRE UNIÃO EUROPEIA E MERCOSUL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu alterações em pontos do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE).

Após reunião com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (30), os dois líderes participaram de uma entrevista coletiva e abordaram diversos assuntos da agenda bilateral.

"Vamos trabalhar de forma muito dura. Alguma coisa tem que ser mudada. Não pode ser feito tal como está lá", destacou Lula, ao ser questionado sobre o avanço do acordo.

PAQUISTÃO: EXPLOSÃO EM MESQUITA FAZ PELO MENOS 33 MORTOS E 150 FERIDOS

Pelo menos 33 pessoas morreram e 150 ficaram feridas nesta segunda (30), em decorrência de uma explosão em uma mesquita dentro da sede da polícia em Peshawar, no Noroeste do Paquistão.

Muitas das vítimas são agentes da polícia que estavam reunidos para as orações diárias. O governo paquistanês fala em um ataque suicida contra os que defendem o país. A mesquita, onde estavam cerca de 260 pessoas no momento da explosão, encontra-se perto de uma área residencial de agentes da polícia.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!