recebe

Arquivo Central do MPSP recebe 106 caixas da Regional de São José do Rio Preto

MPSP
Publicado em 27/10/2021, às 20h46 - Atualizado às 20h46

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução - Reprodução
Reprodução - Reprodução

A Regional de São José do Rio Preto transferiu, nesta quarta-feira (27/10), 106 caixas com procedimentos cíveis para o Arquivo Central do MPSP, localizado no bairro do Ipiranga, na capital. O número de caixas é relativamente baixo por conta da gestão documental que vem sendo imprimida pela diretora Ângela Sanches Buchala e pelos servidores locais. "A Regional abraçou essa questão, porque a gente sabe que os espaços estão cada vez menores", afirmou Ângela.

No total, haverá a remoção em todo o Estado de 49.000 caixas. No Arquivo Central, as peças serão guardadas e classificadas de acordo com as técnicas da arquivologia. Esses documentos serão destruídos depois de esgotado o prazo estabelecido pelas normas da instituição e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). na frente criminal, Rio Preto também está bem adiantada.

"Com a inciativa, já estão completamente digitalizadas as ações penais de São José do Rio Preto, Votuporanga, Fernandópolis, Itajobi, Macaubal, Tabapuã, Santa Adélia, Nova Granada, Palestina e Neves Paulista. Parcialmente concluídas, temos Catanduva, Barretos e José Bonifácio. Com a colaboração do Judiciário e das Promotorias de Justiça, nossos servidores da Área Regional e, principalmente, da Central Facilitadora, que são dedicados, o trabalho vem se avançando. São 20 mil páginas digitalizadas e classificadas semanalmente", revelou o promotor Hérico William Alves Destefani, que toca o projeto em parceria com o promotor José Heitor dos Santos.

De acordo com o diretor-geral do MPSP, Michel Romano, que esteve na terça em Rio Preto acompanhando o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, a digitalização é fundamental para a instituição. "A retirada dos procedimentos físicos tem possibilitado uma grande ampliação dos locais de trabalho, e também melhorando a gestão da informação", disse Romano.

Fonte: MPSP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!