CURSO

Aprendizes do Campb recebem treinamento de combustíveis e inflamáveis

Ação é exigida pela NR -20 e aulas incluem exercícios práticos voltados para emergências

Da Redação
Publicado em 31/08/2019, às 09h25 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h08

FacebookTwitterWhatsApp
Thiago Valls
Thiago Valls

Os jovens do Instituto CAMPB receberam treinamento no curso ‘Aprendiz de Combustíveis e Inflamáveis NR-20,’ uma norma regulamentadora estabelecida pela Secretaria do Trabalho, atrelada ao Ministério da Economia.

A norma estabelece seus requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.  

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA7 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Ministrado pelo tecnólogo em Segurança Pública, o tenente da reserva, Carlos Alberto Farias, diretor do Instituto Campb, o curso será ofertado para todos os jovens do instituto, em conformidade com o anexo II NR-20.  “A boa aplicação da NR-20 evita acidentes e garante saúde e segurança para todos os envolvidos. Durante as aulas, os aprendizes tomarão conhecimento sobre os perigos, riscos e sobre procedimentos para situações de emergências”, lembra o instrutor, Farias.  

A carga horária do curso é de quatro horas, atendendo a uma determinação legal que pretende dar suporte para que os jovens obtenham conhecimento sobre a norma para aplicá-la futuramente no mercado de trabalho. As aulas incluíram noções básicas de primeiros socorros e a utilização do ‘Manual para atendimento a emergências’, que identifica os produtos no painel de segurança e seus rótulos de risco. 

Para o presidente do Instituto Campb, Plínio Aguiar, dar a oportunidade da qualificação profissional aos jovens é excelente. “Qualificar é dar melhores condições aos nossos jovens, proporcionar melhores profissionais no futuro”, salientou. 

Conteúdo

Nas aulas práticas, os jovens foram divididos em três bases, cada uma com situações especificas conforme preconiza a NR-20: vítima em parada cardiorrespiratória; vítima contaminada por gasolina e identificação do painel de segurança e rótulo de risco em consulta ao manual para atendimento a emergências. 

“As aulas de primeiro socorros foram ótimas. Aprendi sobre os produtos inflamáveis. Todo o conhecimento adquirido é muito bom. Aprimoramos nosso currículo e se um dia precisarmos colocar em prática já temos o conhecimento”, comentou a jovem, Rafaela Silva Santos, 19 anos. 

Já o jovem, Rian Nascimento, 17 anos, achou o conteúdo da aula bastante diferenciado. “Fiquei muito entusiasmado com o que aprendi hoje. A simulação foi bem interessante e nos ensinou muitas coisas importantes, uma delas foi sobre como proceder em caso de um acidente com líquido inflamável”, frisou.    

Gisleine Oliveira Dias, 16 anos, achou o conteúdo da aula muito importante. “Estamos enriquecendo nosso currículo. Todo o conhecimento é sempre bem vindo. Se um dia precisarmos colocar em pratica esses conhecimentos já estamos aptos. Principalmente sobre primeiros socorros”, disse.  

NR-20

A Norma Regulamentadora nº 20 - Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis - determina, conforme portaria nº 308 de 29/02/2012, que os trabalhadores que laboram em instalações de processo ou processamento de líquidos inflamáveis devem realizar capacitação de acordo com o anexo da NR 20 e assim estarem aptos e regularizados para exercer suas atividades profissionais dentro do que dispõe a NR 20.

Imagem acervo site

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!