SP PROSSEGUE NA EMERGENCIAL

Após criar expectativa de lockdown, Governo de São Paulo opta por seguir na fase emergencial

Pela manhã, Doria havia afirmado que "medidas adicionais" seriam anunciadas; coordenador do Centro de contingência afirmou que é preciso mais tempo para avaliar os efeitos da fase emergencial; estado chegou a 90% de ocupação de leitos e 63 cidades têm 100% dos leitos ocupados

Da redação
Publicado em 17/03/2021, às 14h57 - Atualizado às 15h24

FacebookTwitterWhatsApp
Governo do estado anunciou pacote de apoio econômico nesta quarta-feira (17) Pacote econômico SP - Imagem: reprodução / Governo Estadual
Governo do estado anunciou pacote de apoio econômico nesta quarta-feira (17) Pacote econômico SP - Imagem: reprodução / Governo Estadual

O governo de São Paulo decidiu manter o estado na fase emergencial nesta quarta-feira (17). Com  o governador prometendo ‘’medidas adicionais" ao longo da semana para conter o vírus e com o sistema de saúde estadual em situação crítica, foi criada uma expectativa de que um lockdown (confinamento) seria anunciado nesta quarta-feira. No entanto, O governo anunciou que por enquanto vai aguardar os efeitos da fase emergencial.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CostaNortenoticias24horas E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Na manhã desta quarta-feira, durante a entrega de 2 milhões de doses da Coronavac no Instituto Butantan, Doria disse que o estado deverá adotar ‘’medidas adicionais” na busca de controlar a escalada do coronavírus que ceifa vidas como nunca antes e colapsa o sistema de saúde. “Na entrevista coletiva anunciaremos quais serão as medidas que certamente terão que ser adotadas”, anunciou Doria na manhã de hoje.

Entretanto, durante a coletiva, foram anunciadas medidas adicionas em outras vertentes, mas não em termos de restrições. O estado prossegue na fase emergencial anunciada há seis dias em em vigor há três.

De acordo com o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, Paulo Menezes, é necessária uma espera de uma a duas semanas para avaliar a eficácia da fase emergencial que recrudesce as restrições da fase vermelha.

“Precisamos de algum tempo para poder observar o impacto dessas medidas. É preciso que nos tenhamos medidas que de fato sejam efetivas”, pontuou Menezes.

Pacote econômico

Na coletiva, o governador anunciou um pacote de medidas de suporte aos microempreendedores. Entre as medidas de apoio, está um pacote de R$ 100 milhões em créditos para os setores de comércio, bares, restaurantes, beleza, academia e eventos. Os empréstimos podem ser feitos pelo Banco do Povo Estadual. 

Covid na Baixada Santista, no Estado de SP e no Brasil

Nesta terça-feira (16) o Estado de São Paulo e o Brasil atingiram números catastróficos da covid-19. Ambos com novos recordes de óbitos. Em âmbito nacional, 2.798 vidas foram ceifadas pela covid-19. No mesmo período, no estado de SP, 679 pessoas morreram de covid, também um recorde de óbitos em 24h. O estado chegou a 90% de ocupação de leitos, algo inédito desde o início da pandemia. 63 cidades do estado tem 100% de ocupação dos leitos de UTI.

Na Baixada Santista, os hospitais de inúmeras cidades já se encontram lotados ou à beira do colapso total. Guarujá e Cubatão chegaram ao limite de suas UTIs e aguardam a abertura de novos leitos. Em Santos, já há hospitais com ocupação total e outros estão próximos de 80% de ocupação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!