INSPIRAÇÃO DO DIA

Aos 87 anos, aluno da EJA dá exemplo de motivação em SJC

José Gonçalves voltou à sala de aula após oito décadas e está na classe de alfabetização para jovens e adultos

Da redação
Publicado em 12/05/2021, às 11h20 - Atualizado às 12h00

FacebookTwitterWhatsApp
José Gonçalves voltou à sala de aula após oito décadas e está na classe de Alfabetização para Jovens e Adultos Aos 87 anos, aluno da EJA dá exemplo de motivação em SJC - Reprodução Prefeitura de São José dos Campos
José Gonçalves voltou à sala de aula após oito décadas e está na classe de Alfabetização para Jovens e Adultos Aos 87 anos, aluno da EJA dá exemplo de motivação em SJC - Reprodução Prefeitura de São José dos Campos

O aluno José Gonçalves, matriculado na rede de ensino municipal encantou os colegas, professores e demais funcionários da Emef Profº Waldemar Ramos, em São José dos Campos (SP). Aos 87 anos, é um dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na classe de alfabetização e exemplo de que nunca é tarde para estudar.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cidadania da cidade, seu José, como é conhecido, nasceu em Resende (RJ) no ano de 1934 e estudou até os oito anos de idade.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNlitoralconectado2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Cerca de oito décadas depois, de roupa social e máscara protetora, o aposentado retorna à sala de aula motivado pela família.

Na época em que aprendeu a escrever, no lugar dos cadernos e livros, José recorda que usava placas de pedra, que levava em uma bolsinha de tecido até a escola. No decorrer da vida, seu José formou família e se dedicou por décadas como pedreiro para cuidar da esposa e dos filhos.

Atualmente, com quatro filhos, oito netos e sete bisnetos, voltou aos estudos após um convite especial feito pelo neto, Anderson Gonçalves Nascimento, que é diretor do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos).

“Fiz o convite para ele participar da EJA, considerando que, com os desafios da audição, a idade e adaptação, ele talvez não quisesse. Meu vô é um exemplo para família e me emociona”, conta Anderson.

Aprendizado

Gratidão é o sentimento da professora Fernanda Lemes que dá aulas na classe de José. Assim como os demais alunos da EJA, ele se destaca pelo interesse em aprender e a motivação nas aulas. “Seu José é encantador, ele vai lendo e interpretando, faz perguntas sobre o que está lendo, veio sedento por aprender”, diz.

José Gonçalves voltou à sala de aula após oito décadas e está na classe de Alfabetização para Jovens e Adultos Aos 87 anos, aluno da EJA dá exemplo de motivação em SJC (Reprodução Prefeitura de São José dos Campos)

Inscrições

Atualmente, cerca de 1.250 pessoas são atendidas na EJA em São José, divididas em dois segmentos: EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano). As inscrições são presenciais.

Alunos da EJA 1 e 2 têm aulas presenciais em 10 escolas municipais durante o período noturno. Já os alunos da EJA 1 das classes de alfabetização podem se inscrever para aulas no período da manhã ou da noite, duas vezes por semana, nos novos Núcleos EJA.

Os estudantes da EJA 2 serão atendidos no Ceja, com materiais para estudar em casa, provas presenciais e horário flexível, para auxiliar os que têm de conciliar o horário de estudo e trabalho, dando mais oportunidades para aqueles que mais precisam.

Locais

Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos)

localizado nas dependências do Cefe (Centro de Formação do Educador)

Avenida Olivo Gomes, 250, Santana.

10 Novos Núcleos EJA

Cefe (Centro de Formação do Educador) – Santana

Emef Profº Helio Walter Bevilacqua – Jd. República

Emef Profª Mercedes Maria Perotti – Rio Comprido

Emef Profª Lucia Pereira Rodrigues – Jd. Santa Fé

Emef Profª  Mercedes Carnevalli Klein – Jd. Satélite

Emef Profº Geraldo de Almeida - Chácara Pousada do Vale

Emef Profº Waldemar Ramos – Vista Verde

Emef Profª Maria Ofelia Veneziani Pedrosa  - Jd. Por do Sol

Emef Possidônio José de Freitas – Galo Branco

Emef Profª Sonia Maria Pereira da Silva – Novo Horizonte

10 Escolas Municipais com EJA

Emef Profª Ana Berling Macedo – Alto da Ponte

Emef Profº Antonio Palma Sobrinho – Pq. Nova Esperança

Emef Profª Áurea Cantinho Rodrigues – Jd. Oswaldo Cruz

Emef Dom Pedro de Alcântara – Dom Pedro I

Emef Profª Elizabete de Paula Honorato – Jd. Mariana

Emef Profª Mercedes Carnevalli Klein – Jd. Satélite

Emef Profª Maria Antonieta Ferreira Payar – Pinheirinho dos Palmares

Emef Profª Norma de Conti Simão – Bosque dos Ipês

Emef Profª Palmyra Sant’Anna – Vila Industrial

Emef Profª Rosa Tomita – Jd. São José 2

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!