CONSUMIDOR

Anvisa suspende lote de chá de camomila após encontrar larvas e mais de 200 fragmentos de insetos

Produto da marca Água da Serra excedeu limite tolerável de matérias estranhas; lote deve ser recolhido imediatamente


Redação
Publicado em 05/01/2026, às 16h44

FacebookTwitterWhatsApp

Anvisa suspende lote de chá de camomila após encontrar larvas e mais de 200 fragmentos de insetos
Chá da marca Água da Serra é recolhido por contaminação com insetos - Reprodução/Água da Serra


Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (5), a suspensão imediata da comercialização, distribuição e consumo de um lote específico do chá de camomila Lavi Tea, produzido pela marca Água da Serra.

Medida abrange o lote 6802956 e foi motivada após identificação de graves falhas nas boas práticas de fabricação, que resultaram na contaminação do produto.

O que foi encontrado?

Laudos laboratoriais revelaram cenário preocupante para o consumidor. O ensaio de pesquisa de matérias estranhas detectou 14 larvas inteiras e 224 fragmentos de insetos, em amostra de apenas 25g do chá.



O limite aceitável pela legislação sanitária brasileira é de 90 fragmentos a cada 25g, ou seja, a quantidade de insetos encontrada foi mais que o dobro do permitido.

Além dos insetos, a análise de elementos histológicos (tecidos celulares) apontou presença de talos, ramos e sementes, componentes que não deveriam estar presentes na composição deste chá.

A própria fabricante, a Água da Serra Industrial de Bebidas S.A., comunicou o recolhimento voluntário do lote, após identificar as irregularidades. A Anvisa oficializou a determinação para garantir que o produto seja retirado de circulação em todo o território nacional.



Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!