Anunciada nova região metropolitana

Costa Norte
Publicado em 29/07/2011, às 15h30 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h20

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, em breve, farão parte da Região Metropolitana do Litoral Norte e Vale do Paraíba. A medida faz parte do programa de Institucionalização da Macrometrópole Paulista, do Governo do Estado, detalhada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido. Ele esteve em São Sebastião nesta quinta-feira (28) para anunciar o projeto estadual, que ainda passará por audiências públicas.

Segundo Aparecido, mais 40 cidades do Vale do Paraíba integrarão a região, cujo PL (Projeto de Lei) deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa, na capital, até outubro deste ano para aprovação. “O Governo pretende investir cerca de R$ 80 bilhões nos próximos 4 anos nas regiões metropolitanas”, revelou o secretário, justificando a importância do avanço nos processos de institucionalização das regiões metropolitanas.

Configuração técnica

A Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A), órgão estadual, está realizando estudos ouvindo as instituições e a comunidade da região para definir a configuração técnica, conforme explicou o secretário. “Ainda não tomamos a decisão, mas reconhecemos que essa formação é a melhor, em virtude da logística entre os municípios.”

Codivap

O Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte), segundo o secretário, também participará das reuniões para a criação da nova região, que envolve ainda municípios da Serra da Mantiqueira e Médio Paraíba do Sul.

O Consórcio realizou reunião ordinária nesta quinta-feira (28) na cidade de Canas, quando seria abordada a regionalização do Vale do Paraíba. O secretário não pode comparecer, mas se comprometeu a estar presente na próxima reunião para tratar do assunto.

Importância

O objetivo, segundo o Estado, é dar competitividade e qualidade de vida às populações das regiões, tratando problemas comuns de forma integrada. “As soluções para as regiões precisam ser planejadas e executadas regionalmente, em todas as áreas”, reiterou Aparecido.

Obras

A região já vem passando por obras de infraestrutura, como a duplicação da Rodovia dos Tamoios, um dos acessos de SP ao Litoral Norte. A 3ª fase, a ser iniciada, consiste no trecho de Serra, além da realização de obras nos contornos que ligará Caraguá a Ubatuba e São Sebastião. Também estão previstas obras para ampliação do Porto de São Sebastião. Segundo Edson o secretário Aparecido, em cerca de 6 meses o planejamento dessas obras estarão finalizados.

Para o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi (PSC), o Governo deve priorizar as obras do contorno de sua cidade e de Caraguá. “Não adianta somente fazer obras na Serra e no Porto, o contorno vai resolver a situação logística da região”, comentou.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!