A prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito, atual presidente do Comitê de Bacias Hídricas da Baixada (CBH-BS), cuja posse oficial será na próxima terça-feira, 28, passou a integrar o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) como suplente do Grupo 3, do qual fazem parte os municípios do litoral norte e Baixada Santista, e cujo titular é o prefeito de Ilhabela Toninho Colucci.
A primeira reunião do CRH ocorreu na quarta-feira, 22, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença de prefeitos e autoridades que compõem o conselho dos segmentos do governo do estado; dos municípios; das bacias hidrográficas; sociedade civil organizada; e convidados com direito a voz.
Na abertura, o secretário Estadual de Recursos Hídricos Benedito Braga, que presidiu a reunião, ressaltou a dimensão do desafio da escassez hídrica. “Estamos antecipando obras de longo prazo e realizando estudos de viabilidade técnica e econômica para a macrometrópole. E, é por isso, que é de fundamental importância a formulação de propostas e a pró-atividade deste Comitê no uso racional da água”.
Para a prefeita Antonieta, a participação da região metropolitana da Baixada Santista é de suma importância, já que é no CRH que são tomadas as decisões de caráter estadual que envolve as gestões e planejamento dos recursos hídricos, que terão reflexos nas decisões que os Comitês de Bacias de cada região tomam. Disse ela: “Hoje tivemos, por exemplo, uma decisão que passa pela cogestão dos recursos entre a nossa Bacia e a do Alto Tietê, ou seja, o compartilhamento dos mesmos recursos hídricos. Então, devemos estar atentos em como a água da nossa região será utilizada e vice-versa, porque, hoje, com essa crise, todos estão vendo o que significa planejar antes, cuidar e proteger o que temos, porque a água é um bem precioso”. Ela se referiu aos mananciais dos rios Itatinga e Itapanhaú, da Baixada Santista, que também passam pela região do Alto Tietê, portanto, pertencem às duas bacias. Daí a necessidade da cogestão, para que sejam tomadas medidas de proteção e garantia de água.
Na reunião, também foi realizada a eleição do Conselho de Orientação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (CoFehidro), que discute a análise dos projetos de uso dos recursos, como por exemplo, a cobrança pelo uso da água em cada uma dessas bacias e a melhoria dos procedimentos dos recursos hídricos.
Numa decisão entre as partes, a prefeita Teca Gouveia, de Piquete, será uma das titulares e Antonieta, suplente. Já em 2016, a prefeita de Guarujá deverá ser uma das titulares do Conselho, respondendo pela faixa litorânea.
A cerimônia posse de Antonieta como presidente do Comitê de Bacias Hídricas da Baixada (CBH-BS) será realizada em Guarujá, na próxima terça-feira, 28, às 14 horas, no Delphin Hotel, na avenida Miguel Estéfano, 1.295, na Enseada.
Comentários