Educação

Alunos de Guarujá envolvidos na história da cidade

Cerca de 12 mil estudantes de 3 a 5 anos de idade aprendem, de maneira lúdica, um pouco da história da cidade pelo projeto Guarujá: da cauda à cabeça do dragão

Da Redação
Publicado em 22/08/2018, às 11h46 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h18

FacebookTwitterWhatsApp
'Guarujá: da cauda à cabeça do dragão' percorrerá um total de 59 unidades, até o fim do ano - Hygor Abreu/PMG
'Guarujá: da cauda à cabeça do dragão' percorrerá um total de 59 unidades, até o fim do ano - Hygor Abreu/PMG

Os alunos de 3 a 5 anos matriculados na rede pública de ensino de Guarujá estão aprendendo, de maneira lúdica, a história da cidade. O projeto “Guarujá: da cauda à cabeça do dragão” percorre as escolas municipais com várias atividades para os pequenos, como desenhos e brincadeiras. A iniciativa envolve um total de 11.700 estudantes da Educação Infantil (III, IV e V), da rede municipal.

A ação iniciou no dia 14 de agosto encerrará somente em novembro, com previsão de percorrer um total de 59 unidades. Na ação, o professor é o mediador que apresenta a história e resgata tradições. As escolas recebem uma caixa chamada “caixa de memórias itinerante”, que contém o mapa da cidade, fotos antigas e atuais, cartões-postais, livros, CDs, folders e catálogos relativos à história de Guarujá. 

O vice-prefeito e secretário de Educação de Guarujá, Renato Pietropaolo, explica que o projeto auxilia os alunos a interagirem com o município. “Por que não fazer esse trabalho de resgate da cultura e história da cidade com os pequenos? Esta é uma fase de descobertas, em uma iniciativa da Secretaria que visa estabelecer diálogos e despertar o senso crítico, e assim no futuro vamos formando cidadãos que terão uma identidade de pertencimento com a Pérola do Atlântico”.

Na segunda-feira, 20, a Escola Municipal Maria Regina Teixeira dos Santos Claro, no Jardim Conceiçãozinha, entrou na brincadeira, com música, dança, entre outras atividades. A iniciativa contou com a presença de um total de 354 alunos, com idades entre 4 e 5 anos.

Segundo a diretora da Escola, Cláudia Varanda Barzaglia, esse projeto conta com a participação não apenas dos alunos. “É um desafio que envolve toda a comunidade escolar, como alunos, professores, funcionários e também os pais, em um movimento de conhecimento das belezas que a Pérola do Atlântico possui”.

Nas apresentações, as crianças são apresentadas a vários aspectos que formam a cidade, como as praias, pontos turísticos e animais existentes. A diretora de Educação Infantil da Sedel, Gilda Bressan, diz que a iniciativa permite que as crianças possam aprender mais sobre o município em que vivem e suas belezas “A intenção do projeto é que os pequenos possam se familiarizar com a história da nossa cidade. Conhecer a natureza local e pontos tão importantes, que às vezes nem seus pais sabem que existem. Valorizar, respeitar e se orgulhar por morar em uma cidade tão bonita e com tantos recursos naturais!”.

Para a estudante Allanys Tamayosi Belchior da Silva Barbosa, de 5 anos, a ação trouxe muitos ensinamentos e brincadeiras. Disse ela: “Gostei mais de desenhar, brincar, tem muita coisa para aprender. Gosto mais de desenhar o dragão, ele nos protege e trouxe o baú com várias coisas legais”.

O projeto é realizado pela prefeitura do Guarujá, por meio da Secretaria de Educação Esportes e Lazer (Sedel).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!