educação

Alunos apresentam trabalhos do programa Clorofila no Colégio Objetivo

Alunos do ensino fundamental apresentaram feira de alimentação saudável aos pais

Marina Aguiar
Publicado em 19/09/2018, às 12h06 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h27

FacebookTwitterWhatsApp
Pais e alunos fizeram plantio de mudas e participaram de uma feira de alimentação sustentável - Marina Aguiar
Pais e alunos fizeram plantio de mudas e participaram de uma feira de alimentação sustentável - Marina Aguiar

Os alunos do Colégio Objetivo apresentaram aos pais os trabalhos do programa Clorofila, realizado pela Sobloco Construtora, nas escolas de Bertioga, na tarde de terça-feira, 18. O Clorofila foi implantado no colégio no fim de 2016 e já rendeu frutos, como uma horta montada em canteiros suspensos e a formação da comissão de meio ambiente para o projeto Agenda 21 na Escola, com alunos do ensino médio.

Durante a visita, a coordenadora do programa, Cristina Peres, recebeu os pais e explicou o projeto; a educadora ambiental e agrônoma Elisa Tomioka explanou sobre a relação da horta com a alimentação saudável: "A gente plantou as folhas comuns - rúcula, alface -, mas também conseguimos plantar rabanete, pepino, cenoura, tomate e até jiló e milho".

Elisa também realiza oficinas de culinária sustentável com as crianças. "Nós aproveitamos os talos e as cascas dos alimentos, que são a parte mais nutritiva". Cristina ressaltou a mudança nos hábitos do alunos: "Eles passam a comer alimentos mais saudáveis, até porque eles querem provar a verdura que eles mesmos plantaram. Isso melhora muito a vida deles e até a dos pais".

Na feira, os alunos expuseram farofa de banana, saladas feitas com alimentos colhidos na horta, sucos e até um brigadeiro feito com casca de banana. "Nós fizemos brigadeiro de casca de banana com leite condensado e Nescau, explicou o aluno Agnaldo Zarnado, de 6 anos. No fim, os pais e alunos plantaram 60 mudas de ixora-chinesa na frente do colégio,  na rua Henrique Montes, 519, Centro. Além do Objetivo, o Programa Clorofila atende outras 23 escolas municipais, estaduais e privadas do município, ao longo de 26 de atividades ininterruptas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!