Luiza Ferraz Santos é uma entre os 7.500 alunos de todos os estados do país premiados, entre 18 milhões de participantes; outros cinco estudantes da unidade receberam menção honrosa
A lista de premiados na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2019 foi publicada na terça-feira, 3, no portal da OBMEP. Bertioga teve nove estudantes de quatro escolas estaduais premiados. Dentre elas, destaque para a EE William Aureli, com cinco menções honrosas e uma medalha de bronze, para Luiza Ferraz Santos, de 15 anos, no nível 3 (para alunos de todas as séries do ensino médio).
Os demais alunos premiados da EE William Aureli, com menção honrosa, foram: Maria Luiza Silva e Luiz Henrique Siqueira de Oliveira, de 12 anos, no nível 1 (alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental); Matheus Gomes Nunes, 15, e Luciano Marcelo Araújo de Souza, 14, no nível 2 (alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental); e Roseli Vieira de Jesus,16, no nível 3.
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Ao longo do ano, houve um empenho da escola em torno do projeto da OBMEP, e os alunos premiados participaram das atividades no contra-turno das aulas, com a professora Luciane Garcia Moreira. Segundo a diretora da unidade, Juliana Aparecida da Silva, esta foi a primeira vez que o projeto foi aplicado e, a escola , que tem um histórico de premiação, inclusive já recebeu menção honrosa, alcançou esta alta expressividade pela primeira vez. "Isso alimenta a esperança de que um trabalho bem feito acaba repercutindo de forma positiva".
Luiza Ferraz já gostava de matemática e viu no projeto a oportunidade de ampliar os conhecimentos: "Eu gosto muito da área de exatas; a professora convidou os alunos que tivessem interesse e eu me inscrevi. Se não fosse esse projeto, a gente não estaria aqui, conquistando nossas medalhas, nossos prêmios. Agradeço muito à professora, ela foi muito esforçada, sempre acreditou em cada um de nós, na nossa capacidade. A gente batalhou muito e eu estou feliz, por mim e pelos meus amigos".
A professora Luciane Garcia Moreira é toda emoção: "A realidade, que é a educação hoje, e a gente conseguir toda essa premiação e representar a nossa cidade, eu não tenho nem palavras. É o mérito dos alunos, dos pais, da equipe da escola, desde a merendeira até a equipe gestora, todos ajudaram. A gente se prepara, a gente espera por isso, mas quando acontece, sinceramente, eu não tenho nem palavras para representar o orgulho que estou sentindo".
Outras unidades
Além da William Aureli, Bertioga teve mais três unidades com alunos premiados, todos no nível 2: EE Jardim Vicente de Carvalho (Thainá Oliiveira Espírito Santo); EE Maria Celeste Pereira Leite (Leonardo Gonçalves Peixoto de Almeida ); e EE Professor João Carlos do Rosário Lopes (Anderson Oliveira dos Santos).
A OBMEP tem uma edição anual, dividida em duas fases. A primeira deste ano ocorreu em 21 de maio, e contou com 18,2 milhões de alunos. A segunda fase, em 28 de setembro, contou com 949.240. Os alunos com melhores desempenhos da 2ª fase foram os premiados. No total, serão distribuídas 598 medalhas de ouro; 1.746 de prata; 5.183 de bronze; e 48.133 menções honrosas.
As cerimônias de premiação da OBMEP 2019 ocorrerão durante 2020, em data e local a ser definidos. Todos os medalhistas vão ser convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção ao desenvolvimento acadêmico, e quem continuar inscrito na rede pública em 2020, receberá uma bolsa de Iniciação Científica Jr., do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 100 mensais.
Se o medalhista começar algum curso de graduação no início do próximo semestre letivo, poderá participar do processo de seleção para o PICME. Os candidatos selecionados receberão uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq, no valor de R$ 400. A OBMEP 2019 alcançou dois recordes: 54.830 escolas participantes, distribuídas em 99,71% das localidades do país.
A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). O objetivo da competição é contribuir para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela propagação do conhecimento.
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