Por Maria Paula
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou nesta segunda-feira (13), o primeiro dos cinco novos ferry boats adquiridos pela Dersa para a travessia Santos/Guarujá. A nova embarcação FB-26 tem capacidade para 38 veículos e custou para o Estado R$ 725 mil. A balsa irá substituir antigas embarcações que serão revitalizadas. Está previsto que em agosto de 2013, a FB-26 virá para Bertioga substituindo a FB-Bacharel, que tem capacidade apenas para 12 veículos. Todos os cinco novos equipamentos deverão ser entregues até o final deste ano e terão capacidade para transportar 240 veículos. Somente em 2011, as balsas da Dersa transportaram 8,1 milhões de veículos, 7,8 milhões de pedestres e mais oito milhões de ciclistas e motociclistas.
Diferenciais De acordo com a concessionária Dersa, que opera todo o serviço de travessia na Baixada Santista, a FB-26 possibilita uma navegação mais estável, econômica e segura, além de diminuir o tempo de espera no horário de pico, de 33 para 20 minutos. Outro diferencial da nova balsa está nos motores eletrônicos de alto desempenho, que possibilitam baixa emissão de gases poluentes.
Recursos A aquisição da nova embarcação faz parte do ‘Programa de Modernização das Travessias Litorâneas Paulistas’, que tem previsão de investimento superior a R$ 150 milhões, por parte do Estado. Além das novas embarcações esses recursos irão para reformas e ampliações de atracadouros, em circulação há mais de 38 anos e para a compra de duas lanchas, com capacidade para 350 pessoas cada.
Para Bertioga No pacote ainda está previsto para Bertioga R$ 19,6 milhões, que serão utilizados na implantação de dois novos atracadores na travessia Bertioga/Guarujá. Com esses novos equipamentos, as balsas que, atualmente fazem a travessia em diagonal passarão cruzar o mar em linha reta, economizando assim, 400m de distância, além de diminuir o tempo da viagem.
Túnel Paralelo aos novos investimentos, Alckmin citou o ousado projeto, em fase de execução, do túnel que ligará Santos a Guarujá. A elaboração do EIA-Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) para o licenciamento daquela área também está em fase de execução. “Esperamos licitar a obra até o segundo semestre do ano que vem [2013] e, com a redução de travessias marítimas vamos deslocar parte dos ferry boats para outras travessias do Litoral de São Paulo”, finalizou o governador.
Comentários