DISCUSSÃO

Alagamentos e maré de lixo são tema de fórum em Itanhaém

Evento abrirá diálogos com as instituições, entidades, coletivos e movimentos sobre preservação das águas

Da Redação
Publicado em 06/03/2020, às 13h24 - Atualizado em 23/08/2020, às 22h10

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

O Fórum Pacto pelas Águas da Baixada Santista acontecerá na próxima quarta-feira, 11, a partir das 9 horas, em Itanhaém. O evento tem como principal objetivo aprofundar, compartilhar e democratizar as políticas trabalhadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS). A ação abrirá diálogo com as instituições, entidades e movimentos que tenham interesse em discutir sobre a preservação das águas na região.

Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/CNAGORA5 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O evento iniciará às 9 horas com os trabalhos de limpeza das praias, em parceria com o Instituto Ecosurf, nas proximidades da praia do Centro (Praião). Das 14 às 17 horas, no Centro de Pesquisas e Educação Ambiental, ocorrerá uma oficina de escultura com os objetos encontrados anteriormente e a mesa de diálogo “Enfrentando Tempestades: chuvas intensas, alagamentos e marés de lixo”.

Os lixos recolhidos (garrafas pet, sacolas plásticas, tampinhas) serão encaminhados para a oficina de escultura e peças artísticas, ministrada pelo escultor e gravurista Rodrigo Pecci, que há 20 anos trabalha com o reaproveitamento e reciclagem de materiais.

Durante a conversa, serão apresentados estudos e práticas de uma maneira que alcance tanto leigos quanto técnicos, com Renan Braga (Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta), João Malavolta (Instituto Ecosurf), José Augusto Mendes (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE) e Edgard da Silva (Defesa Civil de Itanhaém).

A coordenador do fórum e secretária geral do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), Semíramis Biasoli, explica: “Contaremos com um público diverso. Não teremos um público majoritariamente técnico e assim, o desafio do especialista será promover o diálogo de saberes, entre o conhecimento popular e o técnico que acreditamos ser enriquecedor para o envolvimento e corresponsabilização das instituições e pessoas presentes, na construção do Pacto”, declarou.

As vagas para participar das atividades são limitadas, e as inscrições estão disponíveis neste link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnF78B76jdd_CTNIlOtKJDi-zq5zpyrVVjJHzkUnDHPrt2_A/viewform

O Centro de Pesquisas e Educação Ambiental fica na rua Dom Sebastião Leme, 195, Itanhaém.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!