Água sai amarelada das torneiras e causa transtornos em Bertioga

Costa Norte
Publicado em 01/11/2016, às 07h56 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h35

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Foto: Arquivo Pessoal

Moradores de alguns bairros de Bertioga não sabem mais o que é ter água limpa em casa. O líquido está saindo com coloração amarelada das torneiras, segundo a diarista Ercília Roberta de Jesus, do bairro Indaiá. "Todo dia é assim. A água sai limpa e, de repente, fica suja. Ela sai amarela, começa a clarear e depois fica amarela de novo. Parece ferrugem", conta a diarista.

A água suja dificulta a realização das tarefas domésticas. Para conseguir lavar roupa, é preciso ter paciência. "Hoje, quando fui encher a máquina, a água saiu suja da torneira. Você não pode fazer nada. Está assim na rua inteira. Tem gente aqui que perdeu até roupa. Uma vizinha perdeu o uniforme branco após lavar na máquina e não teve mais condições de usar. Nem o chão que você lava fica limpo", diz Ercília.

A diarista mora no Indaiá há oito anos. Segundo ela, o transtorno com a água suja é constante. Ela diz que o problema melhorou por um tempo, mas piorou nos últimos quatro anos. Em outubro, a situação se agravou. "Esse mês ficou bem pior. A gente já perdeu até as contas. É sempre essa situação. A gente reclama e não adianta nada. A Sabesp responde e fala que é culpa da chuva e da ressaca. Não tem mais onde reclamar. A única solução é não pagar a conta", desabafa.

No vídeo abaixo, Ercília mostra como estava a água na manhã desta segunda, 29:

A recepcionista Bruna Faria, que mora no Vista Linda, fala que a água no bairro também está suja. "Fui pegar água para minha cachorra e vi que estava amarelada. Levei um susto. Outro dia, lavei roupa e ficou amarela. Tive que lavar de novo. Sempre acontece isso e, quando chove, fica pior".

A aposentada Sandra Molder, também do Vista Linda, conta que o problema se arrasta há anos. "Desde 2014, mais ou menos, que a água está assim e não tem como reclamar. Já perdi muita roupa branca."

Sabesp

Em nota, A Sabesp informou que coletou hoje amostras da água que abastece os imóveis da rua onde Ercília mora, no Indaiá, para realização de testes em laboratório. Disse também que, preventivamente, foram iniciadas manobras no sistema de distribuição que atende a todo o bairro. A companhia ressalta que monitora frequentemente o abastecimento em diversos pontos das redes a fim de garantir a qualidade do líquido tratado fornecido. A companhia segue à disposição por meio da Central de Atendimento Telefônico Gratuito, que funciona 24 horas pelos números 195 ou 0800 055 0195.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!