Ação voluntária para limpeza de monumentos em Santos

Costa Norte
Publicado em 13/03/2017, às 08h30 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h52

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Projeto inicia neste sábado, 18, com a limpeza da escultura de Saturnino de Brito, idealizador dos canais da cidade

Inicia neste mês um projeto de limpeza voluntária dos 122 monumentos a céu aberto de Santos. A ação é realizada pela Secretaria de Cultura (Secult) e escola de filosofia Nova Acrópole, organização internacional com unidade em Santos. O intuito da iniciativa é valorizar e preservar a memória histórica, representada pelos personagens exaltados nas estátuas e placas.

A primeira limpeza, programada para o dia 18, a partir das 9h, será da escultura de Saturnino de Brito, na orla do Gonzaga, em frente ao número 143 da avenida Presidente Wilson.  A obra, confeccionada em bronze, foi inaugurada em 1969 e tem 3,50 metros de altura. Saturnino de Brito, idealizador dos canais de Santos, é o Patrono da Engenharia Sanitária do Brasil. Todos os materiais de limpeza serão doados pelos voluntários.

A parceria entre o poder público e organização teve início por meio da coordenadora de Museus e Galerias da Secult, Inês Rangel, que visitou a instituição para instruir os voluntários a respeito das técnicas de limpeza das obras. Disse ela: “Eles queriam prestar algum serviço voluntário na área cultural. Fui convidada a fazer palestra na última terça-feira [7/3], em um encontro organizado pela instituição, e a parceria foi firmada”.

A proposta com o voluntariado foi explicada pela diretora da unidade da Nova Acrópole em Santos, Beatriz Quaglia Pereira. “Esta ação que vamos desenvolver, além de ressaltar a memória histórica para os alunos, também é um compromisso cívico de resgate do patrimônio”.

Anualmente, a prefeitura gasta cerca de R$ 80 mil para realizar a limpeza de monumentos.

Foto: Divulgação

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!