Ação da Setur possibilita viagens aos idosos pelo Estado

Costa Norte
Publicado em 18/05/2012, às 13h10 - Atualizado em 24/08/2020, às 01h01

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

De olho nos 11% da população paulista já acima dos 60 anos, isto é, 4,6 milhões de pessoas, o Governo do Estado lançou o ‘Programa São Paulo Amigo do Idoso’, na segunda-feira (14). O investimento total foi de R$ 121,7 milhões. A cerimônia, na capital, reuniu diversas pastas: Desenvolvimento Social, Esporte, Saúde e Turismo. De posse de dados que indicam 900 mil pessoas com mais de 80 anos vivendo em solo paulista, o governador ressaltou o aumento da expectativa de vida com qualidade de vida. “Estamos lançando este programa que vai melhorar a autoestima das pessoas que querem lazer, entretenimento e conhecimento”, completou Alckmin. Como parte desta ação, a Setur (Secretaria Estadual do Turismo) integra-se com o programa ‘Melhor Viagem SP’, possibilitando que cidadãos, a partir de 60 anos, tenham a oportunidade de viajar para destinos turísticos paulistas.

Vários cenários Para o secretário da pasta, Márcio França, os aspectos positivos do programa poderão ser percebidos em vários cenários. Além de consolidar o fluxo turístico fora da Alta Temporada, movimentando a economia dos destinos turísticos, o programa também possui forte apelo de inclusão turística, fazendo com que o Estado organizado, facilite o acesso ao idoso “que, a partir deste programa, sente-se um verdadeiro turista, gerando aspectos positivos na vida de todos os participantes”, disse França.

Duas versões Os destinos serão divididos em duas versões: praia e interior. Todos os viajantes da Melhor Idade ficarão hospedados em colônias de férias vinculadas a entidades de classe que, normalmente, têm baixa procura nos períodos de março a junho e de agosto a novembro. O Governo do Estado será responsável pelos pagamentos de todas as diárias, que incluem pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). Além disso, caberá também ao Estado as atividades de lazer e entretenimento que serão realizadas durante as viagens. Já os municípios ou entidades ficarão responsáveis pelo transporte dos viajantes.

Como funciona O ‘Melhor Viagem SP’ funcionará da seguinte forma: grupos de idosos organizados (em geral vinculados a ações desenvolvidas pelas prefeituras ou outras entidades) de cidades com até 30 mil habitantes, deverão fazer a inscrição pelo site da Setur, indicando, entre outras informações, o destino e datas de interesse. Vale ressaltar que todas as viagens terão duração de cinco dias (quatro diárias), de segunda a sexta-feira. São 200 vagas por semana, que serão divididas em quatro grupos de 50 idosos. Cada cidade pode inscrever apenas uma delegação. Assim, serão 800 idosos viajando por mês, 3.200 por semestre e 6.400 por ano.

Evento piloto Entre os dias 07 e 14 de maio, a Setur realizou, com sucesso, evento piloto do programa ‘Melhor Viagem SP’, que levou 400 idosos para a cidade de Praia Grande. Os representantes da Melhor Idade das cidades de Iguape, Ilha Comprida, Mira Estrela, Parapuã, Pedro de Toledo, São João de Iracema, Tabatinga e Indiaporã, puderam conhecer as belezas das praias do município, além de participarem de diversas atividades promovidas pela Secretaria.

Primeira vez O 1º dia da viagem foi marcado pela alegria dos viajantes, muitos deles tendo, pela primeira vez, a oportunidade de ver o mar, outros de conhecer um novo destino turístico. A aposentada Tereza Machado Simões, residente de Iguape, comemorava o fato de conhecer Praia Grande. “É a minha primeira vez aqui, espero caminhar pela orla da praia ainda hoje. Estou achando tudo muito bonito”, disse. Já para o comerciante aposentado, Sérgio Lima, de Ilha Comprida, o programa está sendo uma ótima chance de sair da rotina. “Não tenho tido a oportunidade de viajar ultimamente. Já estive aqui em Praia Grande há muito tempo e tudo era muito diferente”, explicou.

Atividades Além dos passeios e atividades pela praia, os idosos participaram de programação dentro das colônias onde estavam hospedados. Na noite do dia 09, eles assistiram a um show de comédia stand up com o ator Edson Júnior, ganhador do festival Risadaria 2011. Na sequência, foi organizado um baile onde os representantes da Melhor Idade puderam além, de dançar, relembrar músicas da época de sua juventude.

Agenda Na próxima semana de 14 a 18 deste mês, Praia Grande novamente será o destino dos participantes do ‘Melhor Viagem SP’. Idosos das cidades de Braúna, Populina, Santo Antônio da Alegria e Torrinha desfrutarão dos atrativos que o município litorâneo oferece.

Site: Setur: www.turismo.sp.gov.br

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!