BARES E RESTAURANTES

Abrasel inaugura núcleo regional na Baixada Santista

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes pretende fortalecer a economia da região, por meio do desenvolvimento do setor gastronômico

Eleni Nogueira
Publicado em 26/04/2024, às 15h23 - Atualizado às 17h07

FacebookTwitterWhatsApp
Luan Paiva e Guilherme Karaoglan são os diretores regionais - Reprodução / Abrasel
Luan Paiva e Guilherme Karaoglan são os diretores regionais - Reprodução / Abrasel

Em todos os 5.570 municípios do Brasil existe um estabelecimento comercial voltado a comidas e bebidas. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) encontra-se em todos os estados e tem mais de 20 regionais. A mais nova é a da Baixada Santista, que atenderá as nove cidades que a compõe:  Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Com este núcleo regional, empresários e prestadores de serviço de bares e restaurantes terão um espaço para discutir demandas e ideias. A Abrasel busca melhorias para o setor, como geração de empregos, taxas de serviço mais baratas e novidades que possam fomentar estes comércios, além de contribuir com iniciativas que gerem economia local.

Com apenas 32 anos, mas com 13 anos de experiência no setor gastronômico, e CEO do Grupo Seu Miyagi Sushi, Guilherme Karaoglan foi convidado para ser diretor ao lado de Luan Paiva, jovem empresário de 29 anos, com experiência na área de bufê e, atualmente, franqueado de uma rede de restaurantes havaianos. 

Guilherme Karaoglan diz: “Recebi com grande honra o convite para instalar o núcleo Baixada Santista. O setor gastronômico da nossa região tem uma variedade muito rica, e as pessoas podem encontrar o que quiserem. Por isso, queremos fortalecer estes comércios com iniciativas que contribuam cada vez mais com esta expansão”. 

É justamente pensando neste potencial, para todo o ano, que a Abrasel quer desenvolver ações, como explica Luan Paiva: “Temos nove cidades da região que, juntas, somam mais de 1 milhão e meio de pessoas, além da temporada onde este número dobra tranquilamente. Estamos empenhados em buscar melhorias para o setor, fortalecer o networking e promover ideias que fomentem a economia local”.


Ações da Abrasel

Na pandemia de covid-19, quando tudo fechou, o setor de bares e restaurantes foi um dos que mais sofreram e precisou se adequar. O delivery veio forte e em âmbito nacional;  a Abrasel lutou pelos direitos dos empresários do setor, sem se esquecer da responsabilidade social e comprometimento com a saúde pública. 

Além desta força oferecida em um momento tão difícil, a Associação atua sempre no sentido do bem-estar geral. O setor é um dos que mais empregam no país e tem um potencial gigante na geração de empregos. A diversidade também merece atenção. Recente pesquisa da Abrasel mostra que, no país, o setor conta com 63% de mulheres nos postos de trabalho e mais de 40% dos trabalhadores são negros/pardos.

A Abrasel atua desde 1986. Algumas de suas ações em âmbito nacional são: os festivais Brasil Sabor e Bar em Bar; o concurso O Quilo é Nosso; os Encontros Nacionais; a Semana da Alimentação Fora do Lar e o Congresso Nacional Abrasel.

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Eleni Nogueira

Eleni Nogueira

Jornalista formada em Comunicação Social na Universidade Braz Cubas

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!