Maconha reduz tumor cerebral de biomédica | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Maconha reduz tumor cerebral de biomédica

Eleni Nogueira
13 de maio de 2020 às 09:34

Autor: TV Cultura Litoral
 


Óleo artesanal de maconha feito em casa. Este é o remédio utilizado pela biomédica Gizele Thame, de 61 anos, diagnosticada com um tumor cerebral, em 2018. Em apenas dois meses de tratamento, o fitoterápico devolveu a qualidade de vida da paciente, diminuindo os sintomas gerados pela tensão de portar a doença, como depressão, irritabilidade, insônia e dores no corpo. Também foi responsável pela redução do tumor, após dois anos de uso (de 1,2 x 0,8,x 0,8 cm para 0,7 x0,4 x 0,8 cm), conforme o último exame realizado em agosto de 2019. O próximo exame será em agosto deste ano.

 

Em uma estufa na cobertura de sua residência, em Bertioga, está a base para a produção do remédio, uma plantação de cannabis autorizada pela Polícia Federal. O responsável pelo cultivo, extração e preparação do remédio é o filho Raul Thame de Toledo Almeida @cultivandoacura, que abraçou a oportunidade de salvar a mãe de um difícil diagnóstico e buscou aperfeiçoamento na área.

 

Tudo começou com um simples tombo, que mudou a vida da biomédica e da família. Após o acidente ela passou a sentir muitas dores de cabeça e os resultados de exames apontou a existência de um tumor não-hormonal, que só poderia ser retirado com cirurgia.

 

Assustada, ela que já teve câncer de tireoide e achou que era metástase, decidiu que não iria realizar o procedimento. “Para o tipo de tumor que tenho não existe nenhum tratamento, somente o cirúrgico. Mas ele está perto do nervo ótico e perto da hipófise. Não tem como tirar o tumor sem tirar um pedaço da hipófise que regula os hormônios do corpo todo, ficaria dependente de 26 remédios por dia. Com a experiência que eu tinha tido com os hormônios da tireoide, optei por não fazer a cirurgia. Estava tranquila com minha decisão, mas infeliz com a situação”. 


Veio a depressão, a insônia, as dores e a irritabilidade. Foi quando o filho falou sobre o tratamento alternativo. Mas, entre a descoberta da doença e o sucesso do tratamento, a família teve que vencer um longo processo, com obstáculos que foram desde o preconceito e resistência da própria paciente contra o uso da maconha, até a luta por autorização para cultivar a planta. Para isso, mãe e filho contaram com apoio e orientação de médicos, organizações sociais voltadas ao tema, e escritório jurídico.

 

Vencida a batalha, hoje Gizele toma cerca de 30 gotas diárias do fitoterápico. Disposta e cheia de vida oferece o seu depoimento para levar informação a um número maior de pessoas. “Eu assisti muitos depoimentos e passei do preconceito, da maconha como uma droga, para ver a planta como um fitoterápico muito potente que ajuda muitos pacientes e atua em várias patologias. No meu caso, em dois meses eu já passei a sentir os benefícios. Agradeço muito a minha médica Dra. Eliane Nunes [diretora da SBEC – Sociedade Brasileira de estudos da Cannabis], à Cultive [Associação de Cannabis e Saúde] e a Deus que me fez abrir a cabeça e iniciar este tratamento”.

 

AUTORIZAÇÃO

Desde dezembro, a venda de produtos à base de cannabis no Brasil está autorizada pela Anvisa. Mas, o custo de um remédio vendido em farmácias chega a um custo de R$ 2,5 mil. Um valor pesado para o bolso de quem precisa do tratamento, como pessoas que sofrem de epilepsia severa e outros doentes de autismo, câncer, esclerose múltipla e dores crônicas.

 

Assim, o cultivo e preparo artesanal acaba sendo a melhor alternativa. Em 2019  Gizele Thame conseguiu a 37ª autorização para cultivar a cannabis para uso terapêutico no Brasil. Atualmente, de acordo com Emílio Figueiredo, diretor da Rede Reforma, são cerca de 74 autorizações em todo o Brasil, número computado desde novembro de 2006 .

 

A Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas - Rede Reforma atua junto a pessoas que buscam tratamento à base de cannabis. O grupo orienta a parte jurídica, prepara a ação e leva o processo ao poder Judiciário.

 

Figueiredo explica que para conseguir o habeas corpus é necessário ter respaldo médico para usar a cannabis, estar cultivando a planta e ter sucesso no tratamento, sendo comprovado por laudo observacional do médico.

O contato é [email protected] Também são disponibilizadas informações pelo instagram @redereforma

Autor: TV Cultura Litoral

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 27 de maio

  • Coroa - 21 a 27 de maio

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e compreensão enfim você se adapta mais às questões pessoais, entende todas as situações e busca a paz interior. Mude o que for preciso porém não perca o foco dos seus objetivos, a semana tende a ser positiva também nas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, ter e mente em ordem é fundamental neste momento de mudanças repentinas.

  • Candeias - 21 a 27 de maio

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) É preciso parar de fantasiar certas situações, acordar para os bons momentos de luz e seguir com fé e entusiasmo, deixar de lado certas manhas pessoais, encarar de frente as questões e resolver de vez pois o tempo é precioso demais neste momento atual. No amor tudo tende a acontecer de uma maneira mais branda, seja apenas um pouco mais gentil e tudo volta ao normal, saber ouvir também é uma virtude.

  • Roda - 21 a 27 de maio

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e bons presságios, você se sente bem depois de uma resposta favorável e segue com bons planos para a sua vida amorosa. Bom momento em questões familiares enfim a compreensão reina e tudo fica em paz. Essa será uma semana dedicada ao lado profissional, a busca pelo progresso é intensa e as boas respostas surgem devido ao seu empenho, até mesmo questões familiares ganham um novo sentido.

  • Sino - 21 a 27 de maio

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Busque a sua paz interior, deixe de lado os seus medos e tente resolver de maneira positiva certas questões. A semana pede atitudes de sua parte, vá ao encontro da luz pessoal, siga a sua intuição os dias pedem mais atrevimento então encare as situações com otimismo, garra e muita fé! No amor o seu coração ainda carrega algumas dúvidas, seja mais firme em seus atos, decida de vez que caminho deseja seguir e se desprenda de tudo  que atrapalha a sua vida.

  • Moedas - 21 a 27 de maio

    MOEDAS -  (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) É preciso se desapegar de certos pensamentos e sentimentos, focar em seus objetivos e fugir de situações desagradáveis, busque a paz interior algo ainda te incomoda de uma certa maneira, não se deixe levar pelo medo entenda os fatos e vire a página, crie uma nova história muito mais positiva e deixe ir, o tempo se encarrega de trazer novas respostas desde que você aprenda a desapegar daquilo que não te traz resposta alguma.

  • Adaga - 21 a 27 de maio

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) A capacidade de dar a volta por cima, a força interior que muda tudo de maneira positiva, a semana será marcada por situações agradáveis que elevam o seu astral. Bom momento para novos aprendizados e para os estudos, as boas oportunidades financeiras e trabalhistas também surgem em seus caminhos. No amor você consegue dar a volta por cima e resolve tudo de maneira positiva, a pessoa amada se apega mais à você

  • Ferradura - 21 a 27 de maio

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) A palavra da semana é capacidade! Você verá a capacidade que tem depois de passar por uma determinada situação. A força interior transforma os seus caminhos e você se dedica mais aos seus objetivos maiores. Bons planos, boas realizações enfim você desperta para o que realmente te traz bons resultados, deixa de lado os medos e segue em frente decidindo os seus caminhos com muita luz e energia positiva.

  • Taça - 21 a 27 de maio

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Realize os seus bons planos, faça valer todas as situações e não se prenda ao medo, os dias que se seguem serão meio complicados porém a sua força interior e a sua verdade serão libertadoras neste momento. Confie na sua intuição e siga em frente , você tem a capacidade de dar a volta por cima e estes momentos são fortes e significativos em sua vida. No amor e em outras questões pessoais tudo tende a melhorar dentro de alguns dias.

  • Capela - 21 a 27 de maio

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Resoluções, mudanças e boas respostas marcam a sua semana. Chegou a hora de reavaliar seus planos trabalhistas e não se desesperar diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, encontrar a paz interior e deixar de lado certos assuntos desagradáveis. Muitas vezes você bate de frente com questões que não valem à pena, o momento requer mais maturidade e raciocínio lógico diante das situações.

  • Punhal - 21 a 27 de maio

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Momentos de luz e realizações, enfim você consegue respirar de maneira aliviada depois de um período de muitas batalhas. A semana tende a ser mais otimista e com novas realizações, bons projetos profissionais enfim este é o momento de organizar-se mais , seguir com entusiasmo e foco pois as boas oportunidades voltam a surgir em seus caminhos. No amor tende entender as crises da pessoa amada e não revide qualquer situação desagradável.

  • Estrela - 21 a 27 de maio

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação , de fé e entusiasmo, a semana tende a ser agitada devido aos seus bons planos, apesar de ainda estar em certas crises amorosas você tende a pensar numa resolução para tal questão. O seu coração carrega algumas dúvidas com respeito ao amor, porém esses dias serão decisivos pois o destino se encarrega de trazer resoluções. Confie no seu potencial e não se deixe levar pelo desânimo, tudo pode mudar repentinamente.

  • Machado - 21 a 27 de maio

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Força e entusiasmo, as novas respostas surgem em seus caminhos e a paz interior volta a reinar em sua mente e em seu coração. Uma nova resposta amorosa traz a paz desejada, você fica bem depois de esclarecer os assuntos mal resolvidos. Mesmo estando com muitas ocupações conseguirá encontrar tempo para se divertir e relaxar um pouco, e merecidamente o destino te traz duas importantes respostas que favorecerão o seu astral