JÁ QUE É PARA TOMBAR, TOMBEI

5 praias de tombo para tombar neste 7 de setembro

Montamos essas dicas para você, turista, que irá aproveitar o feriadão de sol no litoral; confira

Da redação
Publicado em 03/09/2021, às 16h03 - Atualizado às 17h04

FacebookTwitterWhatsApp
Confira a previsão do tempo para esta quinta em Praia Grande, Santos, Guarujá e Litoral Norte  Imagem aérea do centro de Bertioga - Renato Inácio/PMB
Confira a previsão do tempo para esta quinta em Praia Grande, Santos, Guarujá e Litoral Norte Imagem aérea do centro de Bertioga - Renato Inácio/PMB

Praia com certeza é uma boa pedida para um feriado prolongado, principalmente quando a previsão do tempo é de sol.

O fim do isolamento, imposto pelas medidas de combate à pandemia, fizeram com que as autoridades estimassem um fluxo de 1,1 milhão de carros em direção ao litoral paulista neste feriado prolongado de 7 de setembro.

Pensando nisso, montamos uma lista de cinco belas opções de praias de tombo para você. Se for um praticante de surf, talvez nem tão bom quanto os campeões mundiais Mineirinho, do Guarujá, e Gabriel Medina, de Maresias, mas que se arrisca no mar.

Então vamos lá, mas antes, que tal começar com uma dose de informação. Primeiro, você sabe o que é uma praia de tombo?

Praia de tombo

Como o próprio nome já diz: tombo. Esse tipo de praia tem areias bastante inclinadas na direção do mar. Quase sempre formada por areia grossa, geralmente clara, é o tipo de praia no qual se caminha com dificuldade por conta da densidade da areia, que faz com que os pés afundem, além da inclinação que também atrapalha.

Na praia de tombo a profundidade aumenta abruptamente. Após poucos passos em direção ao mar você já estará em profundidades que requerem atenção, portanto, cuidado ao nadar.

É o tipo de praia mais procurado por surfistas pois o tipo de fundo proporciona a formação de ondas melhores do que as demais.

Neste link você confere todos os tipos de praia existentes em nosso litoral.

Agora sim, vamos ao que interessa: 5 praias de tombo para tombar neste feriado do dia 7 de setembro.

1 - Praia do Tombo do Guarujá

Praia do Tombo em Guarujá Praia do Tombo - Guarujá (Reprodução/Portal Guarujá de Turismo)

A Praia do Tombo, é chamada assim por ter ondas fortes e mar agitado provocando uma espécie de tombo no mar e é conhecida internacionalmente por sediar importantes campeonatos de surf.

Apesar de sua pequena extensão, aproximadamente 850 metros, a praia encanta os turistas com toda sua beleza e é o lugar preferido dos surfistas, mas também é um ótimo lugar para frequentar junto com toda família.

A praia fica a 3 km do centro da cidade, tem ótima infraestrutura para receber turistas e principalmente jovens, com a presença de costões e quiosques por toda sua orla.

2- Praia de São Pedro

Praia de São Pedro - Guarujá Praia de São Pedro em Guarujá (Reprodução/Portal Guarujá de Turismo)

A praia de São Pedro é uma verdadeira obra de arte localizada na região do Rabo do Dragão, em Guarujá. A praia tem aproximadamente 1300 metros de extensão.

Ao lado direito da praia, o mar mais calmo forma lindas piscinas naturais. O acesso pode ser feito por meio de dois condomínios, o Tijucopava e o Iporanga. Na praia, não há quiosques e barracas.

No mar agitado as altas ondas conquistam a galera do surfe e os surfistas da região, com características de “praia de tombo” e de um cenário exuberante a Praia de São Pedro em Guarujá, é muito requisitada durante toda a temporada.

Por estar localizada em condomínio residencial, o acesso é limitado, sendo necessário chegar cedo devido às poucas vagas de estacionamento, se identificar com documento na portaria do condomínio e informar a visita à praia.

3- Boiçucanga

Boiçucanga - São Sebastião Boiçucanga em São Sebastião (Saulo Mendoça)

A Praia de Boiçucanga é em formato de ferradura, e está localizada entre as praias de Maresias e Camburi, o balneário era apenas um pequeno vilarejo caiçara de difícil acesso, mas hoje é uma das praias de maior infraestrutura de São Sebastião.

Boiçucanga é uma praia de tombo, com mar verde esmeralda e é dona do pôr do sol mais bonito do Litoral Norte. Na região você também tem a chance de passear de barco pelas ilhas próximas.

Boiçucanga é uma das poucas praias do Brasil onde o sol se põe no mar. Isto acontece no canto direito da praia, em um cenário que inclui as ilhas Montão de Trigo, dos Gatos e das Couves. Já em seu canto esquerdo, desemboca o rio Boiçucanga, onde aportam alguns barcos, a maioria de pescadores, que ainda seguem a tradição local.

4 - Maresias

Maresias - São Sebastião Maresias em São Sebastião (Reprodução/Turismo São Sebastião)

A praia de Maresias é a mais conhecida de São Sebastião e, do litoral Norte de São Paulo, uma das mais visitadas, recebendo turistas do mundo inteiro. Muito badalada, point de gente bonita e em busca de diversão, aliada ao contato com a natureza.

A praia de Maresias é a mais famosa do litoral norte de São Paulo. Desde a década de 70 ela é visitada por surfistas do país todo que vão em busca de suas ondas agitadas. A praia tem 5 km de orla, a parte norte é das águas mais calmas e onde as famílias preferem ficar.

A vida noturna da praia de Maresias também é bem agitada e reúne a maior concentração de jovens da região. Próximas à praia estão as baladas Sirena e Morocco, as festas começam após as 22h e só terminam ao amanhecer.

Com 5 km de extensão, Maresias possui areias brancas, mar claro e agitado e uma estrutura extraordinária para o turista. Na areia você encontra diversos bares e restaurantes que disponibilizam cadeira, guarda sol e excelente comida.

Mirante Praia de Maresias

Mirante Praia de Maresias - São Sebastião Mirante Praia de Maresias em São Sebastião (Reprodução/Turismo São Sebastião)

Essa é uma dica extra: escondido entre as curvas da rodovia Rio-Santos, esse mirante fica em um trecho do oleoduto da Petrobras, quase no final da serra, sentido Boiçucanga-Maresias

5 - Paúba

Paúba - São Sebastião Paúba em São Sebastião (Reprodução/Turismo São Sebastião)

Vizinha da popular Praia de Maresias, a Praia do Paúba mantém o ar de tranquilidade típico de um vilarejo caiçara. Fora da alta temporada, será fácil esquecer que você está ao lado de uma das mais movimentadas faixas de areia do litoral de São Paulo.

Paúba só fica cheia em períodos de feriados prolongados e datas muito disputadas. Ainda que receba mais movimento nesses momentos, essa praia estará sempre mais calma que Maresias.

Por estar afastada da rodovia, a Praia do Paúba tem natureza ainda bem preservada e visual cercado de montanhas e muito verde. À beira-mar, algumas casas, pequenas pousadas e restaurantes recebem os turistas em busca de sossego.

O mar da Paúba é tranquilo, porém com características de tombo, o que exige um pouco de atenção com os pequenos. A faixa de areia é branca e fofa. E como a praia não é muito longa, será fácil percorrê-la de ponta a ponta.

Não deixe de dar um mergulho no rio localizado no canto esquerdo. A facilidade de revezar entre o banho de água doce e o banho de mar é uma das melhores características da Praia do Paúba.

Mirante Maresias/Paúba

Mirante Maresias/Paúba em São Sebastião Mirante Maresias/Paúba - São Sebastião (Reprodução/Turismo São Sebastião)

Essa também é uma dica extra: caso você vá na Praia de Maresias, vá conhecer esse mirante, que você não irá se arrepender. Ele pode ser acessado pela trilha que liga as duas praias. Há sinalização no trajeto.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!