POLÊMICA

Ex-piloto Nelson Piquet se desculpa publicamente após usar termo racista

Piquet disse ‘neguinho’ ao falar sobre Hamilton, piloto de Fórmula 1 da Mercedes

Catarina Del Corso
Publicado em 29/06/2022, às 19h40 - Atualizado às 19h46

FacebookTwitterWhatsApp
Piquet foi criticado por diversas marcas incluindo a Mercedes e a própria Fórmula 1 Piquet e Hamilton Montagem de fotos com rosto de Piquet ao lado esquerdo e de Hamilton ao lado direito - Divulgação
Piquet foi criticado por diversas marcas incluindo a Mercedes e a própria Fórmula 1 Piquet e Hamilton Montagem de fotos com rosto de Piquet ao lado esquerdo e de Hamilton ao lado direito - Divulgação

O ex-piloto Nelson Piquet se desculpou publicamente com um comunicado enviado à imprensa nesta quarta-feira (29) após usar termo racista para se referir a Lewis Hamilton, piloto da Fórmula 1 pela Mercedes.

O comunicado veio depois do pronunciamento da Fórmula 1 e da Mercedes e de um breve parecer de Hamilton em sua rede social. Piquet assumiu que errou, mas enfatizou que não teve intenção de ofender o piloto britânico.

Leia também: Filha procura por mãe desaparecida em Santos (SP)

Comunicado na íntegra:

“O que eu disse foi mal pensado, e eu não vou me defender por isso, mas eu vou deixar claro que o termo é um daqueles largamente e historicamente usados de forma coloquial no português brasileiro como sinônimo de 'cara' ou 'pessoa' e nunca com intenção de ofender. Eu nunca usaria a palavra que estou sendo acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele. Eu me desculpo com todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um grande piloto, mas a tradução em algumas mídias e que agora circula nas redes sociais não é correta. Discriminação não tem espaço na F1 ou na sociedade e estou feliz em deixar claro meus pensamentos sobre isso".

Entenda o caso

A entrevista de Piquet foi concedida em novembro de 2021, mas só repercutiu na última segunda-feira (27). Usuários resgataram um vídeo em que ele fala sobre o que aconteceu em Silverstone com Hamilton e Max Verstappen. Entre uma fala e outra, Piquet usa o termo depreciativo e racista, ‘neguinho’. 

"O que aconteceu em Silverstone? O neguinho (Hamilton) colocou o carro e foi embora. Senna não fez isso. Senna foi direto. Você realmente acha que eu não ia virar? Eu fiquei tipo, 'Vou fazer aqui de qualquer jeito'. Senna foi em frente. Você realmente acha que ele não poderia passar por aquela curva. Jogou sujo. Teve sorte que só o outro piloto (Verstappen) se ferrou", respondeu ao jornalista ao ser perguntado sobre o acidente de Max.

No entanto, o comentário foi recuperado e repercutiu nas redes sociais sem passar batido dessa vez. A Fórmula 1 disse que o racismo é inaceitável e que Lewis é um embaixador incrível do esporte e merece respeito. A Mercedes, marca da qual Hamilton corre, falou que condena ‘veementemente qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória’ e aproveitou para enaltecer o campeão Hamilton para combater o racismo.

Lewis Hamilton usou sua rede social para pedir por mudanças. “Vamos focar em mudar a mentalidade”, escreveu em português. Depois, publicou outra mensagem ironizando a pergunta sugerida por um fã: 'quem é Nelson Piquet?’.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!