ACIDENTE

Carreta transportando etanol e gasolina pega fogo na Anchieta sentido litoral

Incêndio no km 54 paralisou tráfego por cerca de três horas; bombeiros e Cetesb atuam para conter riscos ambientais na via

Redação
Publicado em 10/12/2023, às 13h41 - Atualizado às 13h57

FacebookTwitterWhatsApp
Incêndio ocorreu por volta das 7 horas, no km 54, sentido litoral - Reprodução Cubatão Mil Grau
Incêndio ocorreu por volta das 7 horas, no km 54, sentido litoral - Reprodução Cubatão Mil Grau

Na manhã deste domingo (10), uma carreta que transportava etanol e gasolina foi consumida por chamas na Via Anchieta, próximo a Cubatão, na Baixada Santista. O motorista conseguiu escapar ileso do veículo em chamas.

O incêndio ocorreu por volta das 7 horas, no km 54, sentido litoral. A Polícia Militar Rodoviária (PMR) foi acionada e encontrou o veículo em chamas no acostamento. O Centro de Controle Operacional da Ecovias, concessionária administradora do trecho, bloqueou a área do acidente a partir do km 40 Sul, impedindo o fluxo de veículos.

Oito viaturas do Corpo de Bombeiros e uma equipe da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) responderam à ocorrência, visando controlar o incêndio e mitigar possíveis danos ao meio ambiente.

Após cerca de uma hora, por volta de 8h30, o fogo foi controlado, mas resquícios ainda persistiam às 10h. Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o incêndio iniciou-se nas rodas, alcançando o tanque de combustível. As causas serão objeto de investigação.

A Cetesb informou que uma equipe permanece no local aguardando o resfriamento total da carreta. Prevê-se o envio de outro caminhão-tanque na tarde de hoje para transferência da carga remanescente.

Danos ambientais

Ainda de acordo com a Cetesb, um volume mínimo de combustível vazou, exigindo ações preventivas. Bacias de contenção e barreiras absorventes foram estrategicamente posicionadas ao redor do veículo, evitando danos ambientais.

Apesar do vazamento, a Cetesb afirma que a quantidade de combustível atingindo a vegetação é insignificante. Autoridades permanecem atentas aos desdobramentos, enquanto a investigação sobre as causas do incêndio está em andamento.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!