Tamoios fornecerá dados de suas estações meteorológicas para o Cemaden e este fornecerá informações para ações em caso de extremos climáticos
A Concessionária Tamoios, responsável pela rodovia dos Tamoios (SP 099), que liga o litoral norte de São Paulo à região do Vale do Paraíba, anunciou que firmou parceria de trabalho com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Nacionais), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. De acordo com a concessionária, a ação unirá esforços para complementar as experiências de ambas as instituições, com foco na troca de dados e informações para fins científicos. O protocolo de intenções foi assinado neste mês de agosto.
De forma específica, a Concessionária Tamoios fornecerá dados de suas estações meteorológicas para o Cemaden, que as utilizará para enriquecer suas análises e pesquisas. Como contrapartida, o Cemaden fornecerá informações para a Tamoios, no sentido de permitir eventuais ações antecipadas, em caso de extremos climáticos.
O Cemaden é um núcleo responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais em território brasileiro. Em novembro de 2023, equipe da Concessionária Tamoios esteve na sede do Cemaden, em São José dos Campos, para conhecer o trabalho do órgão. Em março deste ano, representantes do Cemaden visitaram a sede da Concessionária Tamoios, em Caraguatatuba, para conhecer a estrutura e os bastidores do monitoramento da rodovia.