Usuários que não possuem tag têm até o dia 18 de dezembro para regularização do pagamento e evitarem multa por evasão de pedágio
Prestes a completar um mês em operação, o pedágio eletrônico do contorno sul da Tamoios, que liga Caraguatatuba a São Sebastião, ainda gera muitas dúvidas, e muitos usuários que passaram pelo sistema ainda não efetuaram o pagamento da tarifa. A Concessionária Tamoios reforçou, nesta quarta-feira (11), a necessidade de regularização para evitar a penalização por evasão de pedágio, que gera multa de R$195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação (CNH).
O sistema Free Flow começou a funcionar em 18 de novembro. Segundo a concessionária, somente na primeira semana, entre os dias 18 e 24 de novembro, passaram cerca de 44,1 mil veículos. Desses, 7.399 ainda não efetuaram o pagamento. A tarifa para veículos leves é de R$ 5,20.
As placas dos veículos sem pagamento da tarifa serão enviadas ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) a partir de 18 de dezembro. A medida pode gerar multa por evasão de pedágio pelo órgão competente. Os veículos que possuem tag têm suas tarifas pagas automaticamente pela operadora da tag contratada. Caso a tag não esteja regularizada junto às operadoras de tag, o pagamento da tarifa do Free Flow deverá ser feito pelo site ou App.
Para quem não possui tag, é preciso efetuar o pagamento da tarifa pelo site www.freeflowtamoios.com.br ou pelo App Tamoios Free Flow (disponível nas versões Android e IOS). A Concessionária Tamoios incentiva usuários a efetuarem o cadastro de seus veículos (pelo site ou APP), para que possam receber alertas a cada passagem de seus veículos pelo Free Flow Tamoios.
Ainda de acordo com a concessionária, os valores de eventuais multas por evasão de pedágio são recebidos pelo estado.