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Litoral norte: conheça o maior túnel rodoviário do Brasil

O título foi dado a um dos túneis localizados na rodovia dos Tamoios, na serra entre o litoral norte e Vale do Paraíba; confira curiosidades da obra

Gabriela Petarnella
Publicado em 03/10/2023, às 11h47

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A extensão completa dos quatro túneis somam 12,8 km de comprimento - Concessionária dos Tamoios
A extensão completa dos quatro túneis somam 12,8 km de comprimento - Concessionária dos Tamoios

Um vídeo que viralizou na internet sobre os túneis da Serra Nova da Tamoios, no litoral norte de São Paulo, trouxe à tona muitas questões. A maioria sobre a angústia do local e o temor de acidentes, mesmo com a presença de múltiplas saídas de emergência no trajeto. Por isso, fomos buscar informações, curiosidades, assim como as medidas de segurança do percurso, para tranquilizar a experiência dos usuários.

A Serra Nova da Tamoios, aberta aos usuários em 2022, abriga uma extensa rede de túneis e viadutos que conecta o litoral norte ao Vale do Paraíba. E quem poderia imaginar que essas vias subterrâneas escondem não apenas desafios, mas também um impressionante feito da engenharia nacional? Essa moderna infraestrutura tem se destacado como um marco e hoje o trajeto leva o título de maior túnel do Brasil, com 5,5 km de extensão, onde grupos de estudantes e engenheiros de todo país buscam realizar estudos. Além disso, a construção conquistou prêmios internacionais e nacionais, reconhecendo sua abordagem moderna na engenharia.

Ao todo são quatro túneis, classificados nesta ordem: T5: o primeiro túnel partindo de Caraguatatuba; T3/4, o maior túnel rodoviário do Brasil com 5,5 km; T2, o menor deles, com menos de 1 km; e o T1, o último túnel da serra, que desemboca no trecho de planalto da rodovia.

Curiosidades

O fotógrafo Felipe Samurai, morador do litoral norte, acompanhou de perto e documentou as obras da rodovia, desde os contornos da ligação entre as cidades de São Sebastião e Caraguatatuba, até o início das obras dos túneis. Ele iniciou seu trabalho em 2015, interessado em documentar as transformações. Sua inspiração veio ao acompanhar o processo das explosões de rochas durante a construção de um dos túneis próximo a casa em que morava. A modernidade da engenharia nesse projeto, despertou seu interesse em documentar essa obra para preservar sua memória para as futuras gerações.

Durante o trabalho, Felipe soube de diversas histórias e curiosidades interessantes, mas o que mais chamou a sua atenção foi o fato de que durante a construção, cerimônias religiosas eram realizadas pelos trabalhadores, conhecidos como tuneleiros, como uma forma de buscar proteção e agradecer por cada fase da obra concluída. 

Felipe Samurai
Felipe Samurai

O fotógrafo descobriu que há uma santa protetora dos tuneleiros, a Santa Bárbara, e que estátuas dela foram colocadas nas entradas e saídas dos túneis. Derivada desta história, houve um episódio inusitado, quando um padre foi chamado para celebrar uma das missas. 

O acesso até o local era feito por meio de uma máquina utilizada para transporte de materiais, como um teleférico, para que não houvesse desmatamento, e o padre, que tinha muito medo de altura, na volta da missa preferiu  fazer o mesmo percurso por uma escadaria de cerca de mil degraus improvisados em meio à mata. 

Segurança

Felipe pontuou que a princípio compartilhou do medo de estar dentro dos túneis em fase de escavação. Segundo ele, a sensação era angustiante, junto à sensação de falta de ar por conta do uso de EPIs. O percurso mesmo finalizado, ainda representa um desafio para a maioria dos usuários. Nas redes sociais é possível ler diversos comentários que refletem esse medo, a claustrofobia, mas de acordo com a Concessionária Tamoios, seguindo as normas de segurança do local e estando atentos às medidas de emergência, não há o que temer. 

Primeiramente, a orientação aos motoristas é acender os faróis, retirar óculos de sol e observar os limites de altura, que são de 5,50 metros. A empresa pontua, ainda, que dentro dos túneis, oferece diversos serviços de atendimento 24 horas como câmeras de monitoramento, detecção de calor e fogo por sensores com resposta automática no sistema operacional, totens de teleatendimento, rede Wi-Fi exclusiva para uso do Aplicativo Tamoios, telefones a cada 60 metros, além de informações atualizadas sobre as condições de tráfego no Twitter @Tamoios099 e também na Rádio Web Tamoios.

Dentro do túnel, é fundamental estar atento às mensagens exibidas nos Painéis de Mensagem Variável no teto, que informam sobre as condições de tráfego, como acidentes ou neblina. Os motoristas devem, ainda, manter uma distância segura do veículo à frente, evitar ultrapassagens desnecessárias e não trafegar pelo acostamento. Evitar mudanças de faixa é uma regra de ouro, assim como nunca retornar ou trafegar de marcha à ré. 

Em caso de emergência, os motoristas devem evitar parar na pista e utilizar o acostamento. É crucial respeitar os limites de velocidade e, caso tenha um veículo pegando fogo, os usuários devem tentar seguir em frente ou utilizar as saídas de emergência. Em ambos os casos o acionamento do Botão SOS pelo Aplicativo Tamoios ou ligação para o número de emergência 0800 545 0000 é necessária. 

Saídas de emergência

Uma das maiores dúvidas que circula nas redes sociais é como funcionam as saídas de emergência dos túneis da Serra Nova. Sendo túneis subterrâneos, como são e para onde vão essas saídas?

A Concessionária Tamoios esclarece que existem túneis paralelos aos da rodovia, com mais de 999 metros de extensão. Desses quatro túneis da Serra Nova, três possuem esse sistema de emergência. O T2, penúltimo túnel antes do trecho de planalto, por ter apenas 0,7 km, não comporta saídas paralelas.

Os túneis de emergência se iniciam e terminam nos mesmos pontos que os túneis principais, tendo exatamente a mesma extensão que estes. Em casos de evacuação, as saídas de emergência localizadas a cada 200 metros dão acesso a uma sala que fica entre os túneis paralelos e principais.

Essas salas são espaços seguros e monitorados, com um telefone disponível para contato direto com o Centro de Controle Operacional (CCO) da Tamoios. Neste caso, as pessoas devem aguardar dentro das salas a orientação e acompanhamento de um colaborador da Concessionária Tamoios.

A medida previne acidentes, pois as rotas paralelas são utilizadas pelas equipes de segurança da própria Concessionária, do Corpo de Bombeiros, do SAMU e da Polícia Militar. Os usuários não devem se preocupar, pois as salas foram planejadas para garantir um espaço seguro pelo tempo que for necessário enquanto houver uma situação de emergência dentro dos túneis principais.

Inclusive, no vídeo que circula na internet, os autores da postagem entram em uma das portas para ver como é a saída. Muitos internautas comentaram já ter feito o mesmo, porém a empresa recomenda que não se deve entrar neste local sem o acompanhamento de uma equipe autorizada, em nenhuma ocasião.

Os túneis de emergência foram construídos ainda com sistema de ventilação próprio, independente do sistema dos túneis principais, além de oferecer também telefones para contato com o CCO e câmeras de monitoramento.

O temor de acidentes nos túneis é compreensível, no entanto, estar atento às normas de segurança é essencial. E como bem disse Felipe Samurai: "o medo, hoje pode ser substituído pela confiança na tecnologia e na modernidade de uma obra referência no país, tornando a experiência nos túneis muito mais tranquila e única".

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

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