Conclusão das obras deve expandir o tráfego e o transporte de produtos e, consequentemente, a competitividade da Baixada Santista, segundo Rafael Benini
A retomada das obras no trecho norte do rodoanel Mário Covas (SP-021) deve beneficiar os motoristas que trafegam em direção a Santos, no litoral paulista. De acordo com o secretário de Parcerias em Investimentos, do estado de São Paulo, Rafael Benini, após a conclusão das obras, o trecho deve conectar o porto de Santos com a rodovia Fernão Dias, que liga o estado de Minas Gerais ao Nordeste.
As obras também irão facilitar o acesso dessas regiões ao porto de Santos, expandindo o tráfego e o transporte de produtos e, consequentemente, a competitividade da Baixada Santista”, afirma o secretário.
Segundo o governo de SP, as obras interligarão os trechos oeste e leste do rodoanel Mário Covas, terá 44 quilômetros de extensão no eixo principal, com três ou quatro faixas por sentido, sete túneis duplos e mais 107 obras de arte especiais (grandes construções em infraestrutura, como pontes e elevados).
A confluência inicia com a avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116), com acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381). A alça norte terá maior influência sobre Santana de Parnaíba; Cajamar; Francisco Morato; Franco da Rocha; Caieiras; Mairiporã; Santa Isabel; Itaquaquecetuba; Arujá; Guarulhos e São Paulo, e deve melhorar a infraestrutura viária e logística na região metropolitana.
De acordo com o governo, as intervenções visam reduzir congestionamentos, bem como a retirada do tráfego de veículos pesados nas marginais, melhorando a redução de gases poluentes e tempo de viagem para os usuários.
A primeira entrega do pacote de obras foi a readequação da estrada Dona Ana Diniz, que teve intervenções realizadas pela concessionária para facilitar o fluxo de veículos para a população, especialmente, dos motoristas que utilizam a via para cruzar o rodoanel Mário Covas. O investimento é de R$ 910 mil.
No total, a iniciativa prevê investimento de aproximadamente R$ 3,4 bilhões, dos quais R$ 1,35 bilhão de aporte do estado de São Paulo e R$ 2 bilhões de investimento pela concessionária. A entrega do primeiro trecho, entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, está prevista para o segundo semestre de 2025. Já o segundo trecho, entre a rodovia Fernão Dias e a avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na ligação com o trecho oeste do rodoanel, para o segundo semestre de 2026. No final de novembro, as obras superaram 20% de conclusão.